Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14810
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hemilyduartesilva.pdf872.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do conhecimento de estudantes de odontologia e cirurgiões-dentistas sobre o diagnóstico precoce do câncer de boca
Autor(es): Silva, Hêmily Duarte
Primeiro Orientador: Pigatti, Fernanda Mombrini
Co-orientador: Verner, Francielle Silvestre
Membro da banca: Aquino, Sibele Nascimento de
Membro da banca: Ortega, Rose Mara
Resumo: Introdução: O câncer bucal é o sexto tumor mais comume está entreasdezprincipais causas de morte no mundo. O diagnóstico precoce é a formademelhoraro prognóstico do paciente, aumentando sua qualidade de vida ediminuindotratamentos complexos e invasivos. Objetivo: Avaliar o conhecimento deestudantesde odontologia e cirurgiões-dentistas sobre o diagnóstico precoce do câncer deboca.Materiais e métodos: Estudo observacional, descritivo, transversal e deabordagemquali-quantitativo a partir da análise de 500 estudantes de odontologia ecirurgiões-dentistas. Resultados: 178 participantes fizeram parte da pesquisa, onde142(79,8%) são estudantes de odontologia e 36 (20,2%) são cirurgiões-dentistas. Arespeito do exame clínico nas consultas subsequentes, apenas 20, 2%responderamque o fazem. Sobre os fatores de risco todos os participantes consideraramotabagismo. Em relação a biópsia, apenas 24,2% se sentemcapacitadosarealizar.Por fim os participantes avaliaram o seu nível de conhecimentosobreocâncer bucal, 90 participantes (50,6%) o classificaram como bom, 57 (32%) comoregular, 25 (14%) como excelente e 6 (3,4%) acreditamser ruim. Conclusão:Conclui-se que os participantes da pesquisa em sua maioria possuemconhecimentodo câncer bucal, porém mostra-se necessário que sejamadquiridasmaisinformações a respeito dessa neoplasia para que os profissionais estejamaptosarealizar o diagnóstico precoce do câncer bucal frente a lesões iniciais dadoença.
Abstract: Introduction: Oral cancer is the sixth most common tumor and is amongthetenleading causes of death in the world. Early diagnosis is the way to improvethepatient's prognosis, increasing their quality of life and reducing complex andinvasivetreatments. Objective: To evaluate the knowledge of dental students anddentistsabout the early diagnosis of oral cancer. Materials and methods: Observational,descriptive, cross-sectional study with a quali-quantitative approach basedontheanalysis of 500 dentistry students and dentists. Results: 178participants were part of the study, where 142 (79.8%) are dental studentsand36(20.2%) are dentists.Regarding the clinical examination in subsequent consultations, only20.2%answered that they did so. On the risk factors, all participants consideredsmoking.Regarding biopsy, only 24.2% feel able to perform. Finally, participantsassessed their level of knowledge about oral cancer, 90 participants(50.6%)classified it as good, 57 (32%) as regular, 25 (14%) as excellent and6(3.4%) believe it to be bad. Conclusion: It is concluded that the majorityof theresearch participants are aware of oral cancer, but it is necessary to acquiremoreinformation about this neoplasm so that professionals are able to carry out theearlydiagnosis of cancer in the face of initial lesions of the disease.
Palavras-chave: Câncer de boca
Diagnóstico precoce
Estudantes de odontologia
Cirurgiões-dentistas
Mouth cancer
Early diagnosis
Dentistry students
Dentists
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14810
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:Odontologia - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons