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Tipo: Dissertação
Título: Escola do Sistema Socioeducativo da Rede Estadual de Minas Gerais: os desafios para relacionar a avaliação da aprendizagem às diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo numa unidade de Governador Valadares
Autor(es): Fernandes, Marcos Alves
Primeiro Orientador: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão teve como foco o desafio da avaliação mediante a implementação das diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais, em específico na Escola Estadual Marechal Floriano. O estudo mostra que as avaliações não estão em conformidade com as diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais. Neste sentido, nos questionamos: quais ações podem ser tomadas para o aprimoramento do processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano, visto que ela não apresenta um alinhamento entre o que as diretrizes pedagógicas preconizam para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais? O presente caso de gestão tem como objetivo geral problematizar o processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano, que compõe o sistema socioeducativo, e propor ações para minimizar as dificuldades decorrentes desta situação. O estudo apresenta os seguintes objetivos específicos: i) descrever o processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano e os problemas dele resultantes; ii) analisar as dificuldades de gestão da avaliação da escola em regime socioeducativo; e iii) propor um plano de intervenção com ações para os problemas decorrentes da avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano. Para tanto, utilizamos, como referencial teórico para discutir sobre a avaliação no processo educativo, as análises de Vasconcellos (2014), Hadji (2011), Lück (2011), Almeida (2009) e Perrenoud (2009), que abordam o tema avaliação para embasar o tema no estudo. Já para entender o sistema socioeducativo, bem como se processa a avaliação nesse sistema, apresenta-se: Corrêa (2010), Fogaça (2015) e Soares (2020). A metodologia utilizada neste estudo foi a qualitativa, sendo que, para a pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas e questionários. Conclui-se, então, que a avaliação na escola em estudo não se encontra em consonância às diretrizes pedagógicas para atendimento educacional do sistema socioeducativo no Estado de Minas Gerais e que ações precisam ser executadas para, assim, os alunos serem avaliados de forma mais qualitativa e personalizada, valorizando a análise da trajetória percorrida pelos alunos na instituição.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case focused on the challenge of evaluation through the implementation of pedagogical guidelines for socio-educational care in the State of Minas Gerais, specifically at Escola Estadual Marechal Floriano. The study shows that the assessments do not comply with the pedagogical guidelines for socio-educational care in the State of Minas Gerais. In this sense, we ask ourselves: what actions can be taken to improve the evaluation process at Escola Estadual Marechal Floriano, since it does not present an alignment between what the pedagogical guidelines advocate for socio-educational care in the State of Minas Gerais advocate? The present management case has the general objective to problematize the evaluation process at the Escola Estadual Marechal Floriano, which makes up the socioeducational system, and to propose actions to minimize the difficulties arising from this situation. The study has the following specific objectives: i) to describe the evaluation process at Escola Estadual Marechal Floriano and the resulting problems; ii) to analyze the difficulties of managing the evaluation of a school in a socio-educational regime; and iii) propose an intervention plan with actions for the problems arising from the evaluation at Escola Estadual Marechal Floriano. Therefore, we use, as a theoretical framework to discuss evaluation in the evaluation process, the analyzes of Vasconcellos (2014), Hadji (2011), Lück (2011), Almeida (2009) and Perrenoud (2009) address the topic evaluation to support the topic in the study. In order to understand the socio-educational system, as well as the evaluation process in it, Corrêa (2010), Fogaça (2015) and Soares (2020) are presented. The methodology used in this study will be qualitative, and for the field research, interviews and questionnaires were carried out. It is concluded, then, that the evaluation in the school under study is not in line with the pedagogical guidelines for educational service of the socio-educational system in the state of Minas Gerais, and that actions need to be carried out so that students are evaluated in a more qualitative way. and individual, valuing the analysis of the trajectory taken by the students in the institution.
Palavras-chave: Diretrizes pedagógicas
Sistema socioeducativo
Avaliação
Pedagogical guidelines
Socioeducational system
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14745
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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