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dc.contributor.advisor1Alcântara, Edna Rezende Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.creatorFernandes, Marcos Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T12:19:12Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2022-12-19T12:19:12Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14745-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case focused on the challenge of evaluation through the implementation of pedagogical guidelines for socio-educational care in the State of Minas Gerais, specifically at Escola Estadual Marechal Floriano. The study shows that the assessments do not comply with the pedagogical guidelines for socio-educational care in the State of Minas Gerais. In this sense, we ask ourselves: what actions can be taken to improve the evaluation process at Escola Estadual Marechal Floriano, since it does not present an alignment between what the pedagogical guidelines advocate for socio-educational care in the State of Minas Gerais advocate? The present management case has the general objective to problematize the evaluation process at the Escola Estadual Marechal Floriano, which makes up the socioeducational system, and to propose actions to minimize the difficulties arising from this situation. The study has the following specific objectives: i) to describe the evaluation process at Escola Estadual Marechal Floriano and the resulting problems; ii) to analyze the difficulties of managing the evaluation of a school in a socio-educational regime; and iii) propose an intervention plan with actions for the problems arising from the evaluation at Escola Estadual Marechal Floriano. Therefore, we use, as a theoretical framework to discuss evaluation in the evaluation process, the analyzes of Vasconcellos (2014), Hadji (2011), Lück (2011), Almeida (2009) and Perrenoud (2009) address the topic evaluation to support the topic in the study. In order to understand the socio-educational system, as well as the evaluation process in it, Corrêa (2010), Fogaça (2015) and Soares (2020) are presented. The methodology used in this study will be qualitative, and for the field research, interviews and questionnaires were carried out. It is concluded, then, that the evaluation in the school under study is not in line with the pedagogical guidelines for educational service of the socio-educational system in the state of Minas Gerais, and that actions need to be carried out so that students are evaluated in a more qualitative way. and individual, valuing the analysis of the trajectory taken by the students in the institution.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão teve como foco o desafio da avaliação mediante a implementação das diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais, em específico na Escola Estadual Marechal Floriano. O estudo mostra que as avaliações não estão em conformidade com as diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais. Neste sentido, nos questionamos: quais ações podem ser tomadas para o aprimoramento do processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano, visto que ela não apresenta um alinhamento entre o que as diretrizes pedagógicas preconizam para atendimento socioeducativo no Estado de Minas Gerais? O presente caso de gestão tem como objetivo geral problematizar o processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano, que compõe o sistema socioeducativo, e propor ações para minimizar as dificuldades decorrentes desta situação. O estudo apresenta os seguintes objetivos específicos: i) descrever o processo de avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano e os problemas dele resultantes; ii) analisar as dificuldades de gestão da avaliação da escola em regime socioeducativo; e iii) propor um plano de intervenção com ações para os problemas decorrentes da avaliação na Escola Estadual Marechal Floriano. Para tanto, utilizamos, como referencial teórico para discutir sobre a avaliação no processo educativo, as análises de Vasconcellos (2014), Hadji (2011), Lück (2011), Almeida (2009) e Perrenoud (2009), que abordam o tema avaliação para embasar o tema no estudo. Já para entender o sistema socioeducativo, bem como se processa a avaliação nesse sistema, apresenta-se: Corrêa (2010), Fogaça (2015) e Soares (2020). A metodologia utilizada neste estudo foi a qualitativa, sendo que, para a pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas e questionários. Conclui-se, então, que a avaliação na escola em estudo não se encontra em consonância às diretrizes pedagógicas para atendimento educacional do sistema socioeducativo no Estado de Minas Gerais e que ações precisam ser executadas para, assim, os alunos serem avaliados de forma mais qualitativa e personalizada, valorizando a análise da trajetória percorrida pelos alunos na instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDiretrizes pedagógicaspt_BR
dc.subjectSistema socioeducativopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical guidelinespt_BR
dc.subjectSocioeducational systempt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscola do Sistema Socioeducativo da Rede Estadual de Minas Gerais: os desafios para relacionar a avaliação da aprendizagem às diretrizes pedagógicas para atendimento socioeducativo numa unidade de Governador Valadarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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