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Tipo: Dissertação
Título: Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
Autor(es): Mota, Dowglas Franco
Primeiro Orientador: Vieira, Soraya Maria Ferreira
Membro da banca: Thomé, Claudia de Albuquerque
Membro da banca: Massarolo, João Carlos
Resumo: Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.
Abstract: For 70 years, the soap opera enter the people's homes carrying entertainment, creating emotions and discussing fundamental themes. Each of these soap opera, we have an opening vignette, besides being a work of art meticulously crafted by design, is also a business card for the story to be told. This research investigate the diversity in the language used in the construction of the opening vignettes of soap operas, observing the objects and their representations in the vignette, they will aggregate value to it so that we can immerse in the universe of a larger story, the soap opera itself. For this, we will go through the history of the vignette, since its appearance in print. As a methodological, we will use content analysis, by Laurence Bardin, will bring up other discussions about the object, allowing a more focused investigation in a group that can be divided into categories. To approach narrative elements, we start from the studies of Luiz Gonzaga Motta (2013) and Cândida Villares Gancho (1991). To define the terms "pre-audible" and "pre-visible", we use the studies Leonardo Sá (1991) on the concept of pre-auditability. We also resorted to the studies of Sidney Carlos Aznar (1997) and Rogério Abreu (2011), to understand the universe and history of the vignette. We conclude that vignettes can be considered as forms of narratives that synthesize a larger narrative, anticipating elements of pre-visibility and pre-auditability and performing various functions, discovered throughout the research.
Palavras-chave: Vinheta
Abertura
Telenovela
Narrativa
Pré-auditibilidade
Vignette
Opening
Soap opera
Narrative
Pre-auditability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00337
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725
Data do documento: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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