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dc.contributor.advisor1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Thomé, Claudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee2Massarolo, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.creatorMota, Dowglas Franco-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T15:35:13Z-
dc.date.available2022-12-07-
dc.date.available2022-12-07T15:35:13Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00337-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725-
dc.description.abstractFor 70 years, the soap opera enter the people's homes carrying entertainment, creating emotions and discussing fundamental themes. Each of these soap opera, we have an opening vignette, besides being a work of art meticulously crafted by design, is also a business card for the story to be told. This research investigate the diversity in the language used in the construction of the opening vignettes of soap operas, observing the objects and their representations in the vignette, they will aggregate value to it so that we can immerse in the universe of a larger story, the soap opera itself. For this, we will go through the history of the vignette, since its appearance in print. As a methodological, we will use content analysis, by Laurence Bardin, will bring up other discussions about the object, allowing a more focused investigation in a group that can be divided into categories. To approach narrative elements, we start from the studies of Luiz Gonzaga Motta (2013) and Cândida Villares Gancho (1991). To define the terms "pre-audible" and "pre-visible", we use the studies Leonardo Sá (1991) on the concept of pre-auditability. We also resorted to the studies of Sidney Carlos Aznar (1997) and Rogério Abreu (2011), to understand the universe and history of the vignette. We conclude that vignettes can be considered as forms of narratives that synthesize a larger narrative, anticipating elements of pre-visibility and pre-auditability and performing various functions, discovered throughout the research.pt_BR
dc.description.resumoHá 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVinhetapt_BR
dc.subjectAberturapt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPré-auditibilidadept_BR
dc.subjectVignettept_BR
dc.subjectOpeningpt_BR
dc.subjectSoap operapt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectPre-auditabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titlePara ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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