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Tipo: Dissertação
Título: Mídia e representação de gênero da política: Uma análise da construção da persona de Dilma Rousseff pela Folha de S.Paulo entre 2014 e 2019
Autor(es): Lopes, Gabriela Calazans
Primeiro Orientador: Leal , Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Oliveira, Luiz Ademir de
Membro da banca: Umbelino, Tâmara Lis Reis
Resumo: A dissertação tem o objetivo de, por meio da metodologia de análise de conteúdo, verificar de que forma a Folha de S.Paulo construiu suas narrativas sobre a ex-presidenta Dilma Rousseff em distintos períodos, que compreendem as semanas seguintes às eleições de 2014, o impeachment em 2016, a campanha para o Senado de Minas Gerais em 2018 e os primeiros sete dias de 2019. A análise busca identificar se, na cobertura, houve rastros discursivos com valorações relativas à temática de gênero. Tendo em vista a centralidade da mídia para a política, a presente pesquisa faz um estudo sobre o tensionamento de forças entre os dois campos, recuperando de que forma a comunicação se estruturou na modernidade, dando corpo a essa arena de disputa no cenário político. Observando a ascensão do número de plataformas utilizadas para aumentar a visibilidade de atores políticos, a dissertação retoma o debate sobre uma sociedade midiatizada. Acompanhado do cenário comunicacional, o trabalho faz o esforço de compreender como se dá a representação de gênero na política. Para tanto, utiliza de estudos feministas para compreender de que forma a estrutura patriarcal se mantém até a atualidade e suas implicações na vida de mulheres que entram na política – e o caso de Dilma é paradigmático para a discussão. Entre os principais achados da pesquisa, aponta-se que a Folha de S.Paulo optou por enquadramentos distintos que possuem variação de acordo com o momento. Se, em 2014, a ex-presidenta foi tratada como inabilitada para atividade política, em 2016, após o impeachment, o delineamento predominante foi o de coadjuvante, caminhando para um possível apagamento.
Abstract: This dissertation aims to, through the content analysis method, examine how Folha de S.Paulo built its narratives about former president Dilma Rousseff in different time periods, including the weeks following the 2014 elections, the impeachment in 2016, the Minas Gerais Senate campaign in 2018, and the first seven days of 2019. The analysis seeks to identify if, in their coverage, there were discursive features with gender-related judgment. In view of the media centrality regarding politics, this research presents a study on the tension of forces between these two fields to retrieve how communication was structured in modernity, shaping this fighting arena in the political scenario. Observing the rise in the number of platforms used to increase the visibility of political actors, this dissertation resumes the debate about the mediatized society. Together with the communicational scenario, this work makes an effort to comprehend how gender is represented in politics. To do so, it makes use of feminist studies to understand how the patriarchal structure has persisted to the present day and its implications for the lives of women who enter politics – and the Dilma Rousseff case is paradigmatic for this discussion. One of the key findings of this research is that Folha de S.Paulo chose different framings that varied according to the moment. In 2014, the former president was deemed unfit for political activity, but in 2016, after her impeachment, the predominant profile was that of someone in a supporting role, moving towards possible erasure.
Palavras-chave: Mídia
Política
Gênero
Dilma Rousseff
Folha de S.Paulo
Media
Politics
Gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14719
Data do documento: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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