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Clase: Dissertação
Título : O uso de tecnologias digitais para promoção da alfabetização científica: uma abordagem investigativa para o ensino dos transgênicos
Autor(es): Santos, Amanda Oliveira
Orientador: Pieri, Fábio Alessandro
Co-orientador: Guedes, Bruno Augusto Maciel
Miembros Examinadores: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Miembros Examinadores: Colombo, Lívia Tavares
Resumo: A discussão de temas polêmicos e ligados à biotecnologia é trabalhada na escola de forma insatisfatória. Como exemplo, o tema “transgênico” não gera opiniões fundamentadas no conhecimento científico e os alunos limitam-se ao conhecimento comum, sendo necessário explorá-lo em sala de aula. O objetivo do trabalho foi promover alfabetização cientifica através do ensino investigativo utilizando tecnologias digitais para o estudo de transgenia e técnica do DNA recombinante. Antes do início da sequência didática, um questionário foi aplicado com o objetivo de verificar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Durante a aula o professou mostrou a figura sobre os transgênicos, de síntese de proteína para contextualizar o assunto e depois apresentou duas questões investigativas. Em outra etapa o professor aplicou um Podcast com um roteiro para sua elaboração. Os alunos utilizaram o aplicativo Padlet para publicação e discussão do assunto. Ao final da sequência didática foi aplicado um questionário de opinião sobre as atividades. A pesquisa foi desenvolvida utilizando à metodologia de análise de conteúdo, que envolve a pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Na análise dos conhecimentos prévios a maioria já tinha ouvido falar sobre os transgênicos. Os estudantes se empenharam para responder as questões no Padlet. Através da elaboração de um Podcast aprenderam a criar um problema que seja solucionável com os transgênicos. Em todos os materiais elaborados pelos estudantes foram identificados, indicadores de alfabetização cientifica. No questionário de opinião, responderam que acham mais interessantes aulas com ferramentas tecnológicas. Os resultados contribuíram para fundamentar a elaboração de um produto educacional apresentando as atividades executadas na sequência didática investigativa para promover alfabetização científica.
Resumen : The discussion of controversial topics and related to biotechnology is worked in the school in an unsatisfactory way. As an example, the theme "transgenic" that does not generate opinions based on scientific knowledge and students are limited to common knowledge, being necessary to explore it in the classroom. The objective of the work was to use digital technologies for the study of transgenics and recombinant DNA technique, to promote scientific literacy in a high school in Minas Gerais. Before the beginning of the didactic sequence, knowledge was applied in order to verify the students' knowledge of the subject. During the class, the professor showed a picture about transgenics, protein synthesis to contextualize the subject and then presented two investigative questions. In another step, the teacher applied a Podcast with a script for its elaboration. Students will use the Padlet app for publication and discussion of the subject. At the end of the didactic sequence, a question of opinion about the activities was applied. The research was developed using content analysis methodology, which involves pre-analysis, material exploration and data processing. The results will contribute to the elaboration of an educational product as activities to promote the investigative didactic sequence to promote scientific literacy.
Palabras clave : Ensino de biologia
Metodologia ativa
Ensino investigativo
Transgênicos
Alfabetização científica
Biology teaching
Active methodology
Investigative teaching
Transgenic
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00259
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14683
Fecha de publicación : 25-ago-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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