Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14683
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandaoliveirasantos.pdf10.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pieri, Fábio Alessandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guedes, Bruno Augusto Maciel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcelo Nagem Valério de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee2Colombo, Lívia Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentpt_BR
dc.creatorSantos, Amanda Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T12:03:21Z-
dc.date.available2022-11-28-
dc.date.available2022-11-29T12:03:21Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00259-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14683-
dc.description.abstractThe discussion of controversial topics and related to biotechnology is worked in the school in an unsatisfactory way. As an example, the theme "transgenic" that does not generate opinions based on scientific knowledge and students are limited to common knowledge, being necessary to explore it in the classroom. The objective of the work was to use digital technologies for the study of transgenics and recombinant DNA technique, to promote scientific literacy in a high school in Minas Gerais. Before the beginning of the didactic sequence, knowledge was applied in order to verify the students' knowledge of the subject. During the class, the professor showed a picture about transgenics, protein synthesis to contextualize the subject and then presented two investigative questions. In another step, the teacher applied a Podcast with a script for its elaboration. Students will use the Padlet app for publication and discussion of the subject. At the end of the didactic sequence, a question of opinion about the activities was applied. The research was developed using content analysis methodology, which involves pre-analysis, material exploration and data processing. The results will contribute to the elaboration of an educational product as activities to promote the investigative didactic sequence to promote scientific literacy.pt_BR
dc.description.resumoA discussão de temas polêmicos e ligados à biotecnologia é trabalhada na escola de forma insatisfatória. Como exemplo, o tema “transgênico” não gera opiniões fundamentadas no conhecimento científico e os alunos limitam-se ao conhecimento comum, sendo necessário explorá-lo em sala de aula. O objetivo do trabalho foi promover alfabetização cientifica através do ensino investigativo utilizando tecnologias digitais para o estudo de transgenia e técnica do DNA recombinante. Antes do início da sequência didática, um questionário foi aplicado com o objetivo de verificar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Durante a aula o professou mostrou a figura sobre os transgênicos, de síntese de proteína para contextualizar o assunto e depois apresentou duas questões investigativas. Em outra etapa o professor aplicou um Podcast com um roteiro para sua elaboração. Os alunos utilizaram o aplicativo Padlet para publicação e discussão do assunto. Ao final da sequência didática foi aplicado um questionário de opinião sobre as atividades. A pesquisa foi desenvolvida utilizando à metodologia de análise de conteúdo, que envolve a pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Na análise dos conhecimentos prévios a maioria já tinha ouvido falar sobre os transgênicos. Os estudantes se empenharam para responder as questões no Padlet. Através da elaboração de um Podcast aprenderam a criar um problema que seja solucionável com os transgênicos. Em todos os materiais elaborados pelos estudantes foram identificados, indicadores de alfabetização cientifica. No questionário de opinião, responderam que acham mais interessantes aulas com ferramentas tecnológicas. Os resultados contribuíram para fundamentar a elaboração de um produto educacional apresentando as atividades executadas na sequência didática investigativa para promover alfabetização científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectTransgênicospt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectTransgenicpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais para promoção da alfabetização científica: uma abordagem investigativa para o ensino dos transgênicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons