Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aireszarinabonifaciomombassa.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A utilização das tecnologias de ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
Author: Mombassa, Aires Zarina Bonifácio
First Advisor: Santos, Gilmar José dos
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Silva, Maria Aparecida da
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo propor um programa de capacitação em Tecnologias de Ensino à Distância para os professores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique. Importa-nos esta questão, por um lado, porque constatamos que apesar de o Centro de Educação a distância (CEND), órgão responsável pelo ensino à distância na UEM, capacitar os professores, alguns continuam encontrando dificuldades para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), principalmente no que diz respeito ao uso da plataforma de ensino. Por outro, constata-se a falta de esforços conjuntos entre o CEND e os professores no sentido de desenvolverem outras iniciativas que favoreçam uma melhoria nos níveis de compreensão dos professores em relação ao ensino a distância, como, por exemplo, capacitações internas ao nível das Faculdades. Consequentemente, verifica-se que os professores não estão comprometidos com as suas atribuições, sobretudo no que diz respeito à produção de recursos de aprendizagem, apesar de esta questão estar plasmada no regulamento. Não obstante, tratando-se de um estudo qualitativo e de uma proposta que visa melhorar a atuação do CEND em relação às dificuldades dos professores frente às TIC’s, o estudo terá como estratégias para a colecta das informações, a entrevista e o questionário. Tanto a entrevista quanto o questionário serão direcionados aos técnicos do CEND e aos professores, uma vez que as informações colectadas serão relevantes para compreendermos como e de que forma esta instituição tem lidado com os problemas que os professores enfrentam. Espera-se, por conseguinte, que o Plano de Ação Educacional (PAE) traga sugestões possíveis que, de certo modo, contribuam para a melhoria das percepções e/ou concepções dos técnicos do CEND em relação aos programas de capacitação em TIC’s para os professores da UEM.
Abstract: This dissertation is aimed at proposing a Technology Distance Training programme for Lecturers at Eduardo Mondlane University in Maputo, Mozambique. This matter is of relevance for us, on one hand, because we have noticed that although the Distance training Centre, the responsible body for distance education at UEM, trains teachers, some still face dfficiculties to handle Information Technollogy and Communication (ITC). This is more observed on the teaching platform usage. On the other hand, we have become aware of lack of joint effort among the CEND and the teachers to develop further initiatives that can improve teachers’ understanding level on disrance education aspects., for instance, internal training at Faculty level. As a consequence, it is observed that teachers are not committed on their attribute duties, especially on development of learning resources, though this is preconised in the guidelines. However, being this a qualitative research of a proposal that aims to improve the CEND performance to overcome the teachers’ challenges with ITC, the research based on the strategy of data collection, interviews and questionnaires. Both interviews and questionnaires were designed for CEND specialists and teachers. This is so because data collected from them will play an important role to understand the manner this institution handles challenges that teachers face. We are of the hope that, hereinafter, the Education Action Plan (PAE) will draw possible suggestions which, to some extent, will contribute to the improvement of CENFD specialists perception and/or technical conception as far as the ITC training programmes are concerned for UEM teachers.
Keywords: Ensino à distância
Tecnologia de informação e comunicação
Moçambique
Distance education
Information comunication and technology
Continuous training
Moçambique
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1463
Issue Date: 15-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.