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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Aparecida da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMombassa, Aires Zarina Bonifácio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-20T19:25:06Z-
dc.date.available2016-05-11-
dc.date.available2016-06-20T19:25:06Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1463-
dc.description.abstractThis dissertation is aimed at proposing a Technology Distance Training programme for Lecturers at Eduardo Mondlane University in Maputo, Mozambique. This matter is of relevance for us, on one hand, because we have noticed that although the Distance training Centre, the responsible body for distance education at UEM, trains teachers, some still face dfficiculties to handle Information Technollogy and Communication (ITC). This is more observed on the teaching platform usage. On the other hand, we have become aware of lack of joint effort among the CEND and the teachers to develop further initiatives that can improve teachers’ understanding level on disrance education aspects., for instance, internal training at Faculty level. As a consequence, it is observed that teachers are not committed on their attribute duties, especially on development of learning resources, though this is preconised in the guidelines. However, being this a qualitative research of a proposal that aims to improve the CEND performance to overcome the teachers’ challenges with ITC, the research based on the strategy of data collection, interviews and questionnaires. Both interviews and questionnaires were designed for CEND specialists and teachers. This is so because data collected from them will play an important role to understand the manner this institution handles challenges that teachers face. We are of the hope that, hereinafter, the Education Action Plan (PAE) will draw possible suggestions which, to some extent, will contribute to the improvement of CENFD specialists perception and/or technical conception as far as the ITC training programmes are concerned for UEM teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objectivo propor um programa de capacitação em Tecnologias de Ensino à Distância para os professores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique. Importa-nos esta questão, por um lado, porque constatamos que apesar de o Centro de Educação a distância (CEND), órgão responsável pelo ensino à distância na UEM, capacitar os professores, alguns continuam encontrando dificuldades para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), principalmente no que diz respeito ao uso da plataforma de ensino. Por outro, constata-se a falta de esforços conjuntos entre o CEND e os professores no sentido de desenvolverem outras iniciativas que favoreçam uma melhoria nos níveis de compreensão dos professores em relação ao ensino a distância, como, por exemplo, capacitações internas ao nível das Faculdades. Consequentemente, verifica-se que os professores não estão comprometidos com as suas atribuições, sobretudo no que diz respeito à produção de recursos de aprendizagem, apesar de esta questão estar plasmada no regulamento. Não obstante, tratando-se de um estudo qualitativo e de uma proposta que visa melhorar a atuação do CEND em relação às dificuldades dos professores frente às TIC’s, o estudo terá como estratégias para a colecta das informações, a entrevista e o questionário. Tanto a entrevista quanto o questionário serão direcionados aos técnicos do CEND e aos professores, uma vez que as informações colectadas serão relevantes para compreendermos como e de que forma esta instituição tem lidado com os problemas que os professores enfrentam. Espera-se, por conseguinte, que o Plano de Ação Educacional (PAE) traga sugestões possíveis que, de certo modo, contribuam para a melhoria das percepções e/ou concepções dos técnicos do CEND em relação aos programas de capacitação em TIC’s para os professores da UEM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectInformation comunication and technologypt_BR
dc.subjectContinuous trainingpt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias de ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambiquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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