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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A multidão na era da comunicação digital: reflexões sobre os novos meios de propaganda
Autor(es): Oliveira, Bruno Varella de
Primeiro Orientador: Curi, Abdalla Daniel
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Batista, Nathan Paschoalini Ribeiro
Resumo: Aglutinando espaços e alcançando novos contornos, as redes sociais se tornam na segunda década do séc. XXI as novas ágoras gregas, lugares onde a vida social floresce e as pessoas se encontram virtualmente para compartilhar experiências. Usando o exemplo da Cambridge Analytica entenderemos como a lógica da deliberação e reunião online de pessoas tem sido subvertida por alguns cientistas de dados, analistas comportamentais e maquinadores políticos, que descobriram nas redes sociais o tecido de cólera oculto sob o seio da sociedade a que se referiam psicanalistas, sociólogos e antropólogos, e como manipulá-lo para seus propósitos. O presente trabalho visa refletir sobre os problemas que envolvem as novas tecnologias de comunicação com relação às técnicas de propaganda e engajamento de usuários nas redes sociais. Diante do uso das ferramentas para fins comerciais e políticos, busca-se desnudar os desafios de um cenário de envolvimento social através das redes.
Abstract: Agglutinating spaces and reaching new contours, social networks become in the second decade of the 21st century the new Greek agoras, places where social life flourishes and people meet virtually to share experiences. Using the example of Cambridge Analytica we will understand how the logic of online deliberation and gathering of people has been subverted by some data scientists, behavioral analysts and political schemers, who have discovered in social networks the fabric of anger hidden under the bosom of society referred to by psychoanalysts, sociologists and anthropologists, and how to manipulate it for their purposes. This paper aims to reflect on the problems involving new communication technologies with regard to advertising techniques and user engagement on social networks. Faced with the use of tools for commercial and political purposes, it seeks to uncover the challenges of a scenario of social engagement through the networks.
Palavras-chave: Psicologia social
Antropologia social
Propaganda redes sociais
Manipulação
Social psychology
Social anthropology
Advertising
Social networks
Manipulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14600
Data do documento: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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