Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14580
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
saulopaschoalettodeandrade.pdf8.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Biomas brasileiros em história em quadrinhos: sequência didática como estratégia de aprendizagem significativa
Author: Andrade, Saulo Paschoaletto de
First Advisor: Chedier, Luciana Moreira
Referee Member: Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva
Referee Member: Ribeiro, Sandro Pereira
Resumo: A informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, mesmo sendo uma novidade para a geração anterior, que apesar de utilizá-la para fins pessoais, ainda têm receio de aplicá-la na prática docente, e altamente abstrato para os professores que estão no magistério há muitos anos. Esse fato foi claramente observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos, intermediadas por plataformas remotas de ensino, devido às ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O presente trabalho elaborou uma sequência didática (SD) envolvendo o conteúdo de ecologia sobre biomas brasileiros, na perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel, integrando e ancorando os conteúdos apresentados nas estruturas cognitivas dos estudantes. A SD desenvolvida e aplicada foi dividida em etapas: 1. pesquisa quali-quantitativa, utilizando a estratégia de etiqueta em nuvens e a técnica de Brainstorming em ambiente virtual; 2. aula síncrona ou presencial, para elaboração de mapa conceitual; 3. aula expositiva/dialógica sobre as principais características de biomas, com ênfase nos biomas brasileiros; 4. criação dos grupos de trabalho e fichamento de um bioma brasileiro por grupo; 5. elaboração de história em quadrinhos sobre um dos biomas, utilizando ferramentas virtuais e/ou aplicativos para smartfones; 6. desenvolvimento de aplicativos que apresentem as histórias criadas e 7. processo avaliativo. Os resultados apontaram que na etapa da pesquisa, os alunos apresentavam os subsunçores necessários para a ancoragem da aprendizagem, uma vez que as palavras presentes nas nuvens e os conceitos utilizados nos mapas tinham conexão direta com o conteúdo; a aula expositiva/dialógica serviu como contextualização; a separação dos grupos e a confecção dos fichamentos ocorreu de forma parcimoniosa, e dentro do prazo; a elaboração e apresentação das histórias em quadrinhos (HQ) demandaram tempo e esforço maior do que o planejado, mas todas as equipes lograram êxito; cada grupo elaborou a HQ com ferramentas digitais diferentes, ou seja, ocorreu cartunização de imagens, criação de personagens a partir de aplicativos e utilização de personagens pré-existentes em editores vetoriais. Com o avançar do período letivo, não foi possível concluir, totalmente, a etapa do desenvolvimento de aplicativos e o processo avaliativo demonstrou avanços em relação ao empoderamento dos conceitos trabalhados.
Abstract: The computerization of knowledge is part of the teaching-learning process of the current generation, even though it is a novelty for the previous generation, who despite using it for personal purposes, are still afraid to apply it in teaching practice, and highly abstract for teachers who have been in teaching for many years. This fact was clearly observed in 2020, with the significant changes in the relationship between teachers and students, mediated by remote teaching platforms, due to the actions to confront the COVID-19 pandemic. The present work developed a didactic sequence (SD) involving the ecology content about Brazilian biomes, in the perspective of David Ausubel's significant learning, integrating and anchoring the presented contents in the students' cognitive structures. The DS developed and applied was divided into stages: 1. quali-quantitative research, using the cloud tagging strategy and the Brainstorming technique in a virtual environment; 2. synchronous or face-to-face class, for the elaboration of the concept map; 3. expository/dialogical class about the main characteristics of biomes, with emphasis on the Brazilian biomes; 4. creation of working groups and classification of one Brazilian biome per group; 5. development of a comic book about one of the biomes, using virtual tools and/or smart phone applications; 6. development of applications that present the stories created; and 7. evaluation process. The results pointed out that in the research stage, the students had the necessary subsumptions for the anchoring of learning, since the words present in the clouds and the concepts used in the maps had a direct connection with the content; the expositive/dialogical class served as contextualization; the separation of the groups and the making of the fiches occurred sparingly, and on time; the elaboration and presentation of the comics required more time and effort than planned, but all teams achieved success; each group elaborated the comic using different digital tools, in other words, there was cartooning of images, creation of characters from applications, and use of preexisting characters in vector editors. As the school period progressed, it was not possible to fully conclude the application development stage and the evaluation process showed advances in relation to the empowerment of the concepts worked on.
Keywords: Aplicativo
TDICs
Ensino híbrido
Inclusão
Application
ICTs
Hybrid teaching
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00210
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14580
Issue Date: 3-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons