Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14580
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
saulopaschoalettodeandrade.pdf8.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Chedier, Luciana Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089pt_BR
dc.contributor.referee1Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713060922901500pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Sandro Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303379829710475pt_BR
dc.creatorAndrade, Saulo Paschoaletto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2136512992104454pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-07T11:05:58Z-
dc.date.available2022-11-03-
dc.date.available2022-11-07T11:05:58Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00210-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14580-
dc.description.abstractThe computerization of knowledge is part of the teaching-learning process of the current generation, even though it is a novelty for the previous generation, who despite using it for personal purposes, are still afraid to apply it in teaching practice, and highly abstract for teachers who have been in teaching for many years. This fact was clearly observed in 2020, with the significant changes in the relationship between teachers and students, mediated by remote teaching platforms, due to the actions to confront the COVID-19 pandemic. The present work developed a didactic sequence (SD) involving the ecology content about Brazilian biomes, in the perspective of David Ausubel's significant learning, integrating and anchoring the presented contents in the students' cognitive structures. The DS developed and applied was divided into stages: 1. quali-quantitative research, using the cloud tagging strategy and the Brainstorming technique in a virtual environment; 2. synchronous or face-to-face class, for the elaboration of the concept map; 3. expository/dialogical class about the main characteristics of biomes, with emphasis on the Brazilian biomes; 4. creation of working groups and classification of one Brazilian biome per group; 5. development of a comic book about one of the biomes, using virtual tools and/or smart phone applications; 6. development of applications that present the stories created; and 7. evaluation process. The results pointed out that in the research stage, the students had the necessary subsumptions for the anchoring of learning, since the words present in the clouds and the concepts used in the maps had a direct connection with the content; the expositive/dialogical class served as contextualization; the separation of the groups and the making of the fiches occurred sparingly, and on time; the elaboration and presentation of the comics required more time and effort than planned, but all teams achieved success; each group elaborated the comic using different digital tools, in other words, there was cartooning of images, creation of characters from applications, and use of preexisting characters in vector editors. As the school period progressed, it was not possible to fully conclude the application development stage and the evaluation process showed advances in relation to the empowerment of the concepts worked on.pt_BR
dc.description.resumoA informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, mesmo sendo uma novidade para a geração anterior, que apesar de utilizá-la para fins pessoais, ainda têm receio de aplicá-la na prática docente, e altamente abstrato para os professores que estão no magistério há muitos anos. Esse fato foi claramente observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos, intermediadas por plataformas remotas de ensino, devido às ações de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O presente trabalho elaborou uma sequência didática (SD) envolvendo o conteúdo de ecologia sobre biomas brasileiros, na perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel, integrando e ancorando os conteúdos apresentados nas estruturas cognitivas dos estudantes. A SD desenvolvida e aplicada foi dividida em etapas: 1. pesquisa quali-quantitativa, utilizando a estratégia de etiqueta em nuvens e a técnica de Brainstorming em ambiente virtual; 2. aula síncrona ou presencial, para elaboração de mapa conceitual; 3. aula expositiva/dialógica sobre as principais características de biomas, com ênfase nos biomas brasileiros; 4. criação dos grupos de trabalho e fichamento de um bioma brasileiro por grupo; 5. elaboração de história em quadrinhos sobre um dos biomas, utilizando ferramentas virtuais e/ou aplicativos para smartfones; 6. desenvolvimento de aplicativos que apresentem as histórias criadas e 7. processo avaliativo. Os resultados apontaram que na etapa da pesquisa, os alunos apresentavam os subsunçores necessários para a ancoragem da aprendizagem, uma vez que as palavras presentes nas nuvens e os conceitos utilizados nos mapas tinham conexão direta com o conteúdo; a aula expositiva/dialógica serviu como contextualização; a separação dos grupos e a confecção dos fichamentos ocorreu de forma parcimoniosa, e dentro do prazo; a elaboração e apresentação das histórias em quadrinhos (HQ) demandaram tempo e esforço maior do que o planejado, mas todas as equipes lograram êxito; cada grupo elaborou a HQ com ferramentas digitais diferentes, ou seja, ocorreu cartunização de imagens, criação de personagens a partir de aplicativos e utilização de personagens pré-existentes em editores vetoriais. Com o avançar do período letivo, não foi possível concluir, totalmente, a etapa do desenvolvimento de aplicativos e o processo avaliativo demonstrou avanços em relação ao empoderamento dos conceitos trabalhados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectApplicationpt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectHybrid teachingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleBiomas brasileiros em história em quadrinhos: sequência didática como estratégia de aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons