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Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais sobre Educação Física e atividade física na perspectiva de pessoas com deficiência física congênita: um estudo autobiográfico
Autor(es): Rafael, Carla Beatriz da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Maria Elisa Caputo
Co-orientador: Barreto, Selva Maria Guimarães
Membro da banca: Denari, Fátima Elisabeth
Membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Resumo: Este estudo pretende identificar e investigar, junto ao público com deficiência física congênita, no município de Juiz de Fora, MG, as representações pessoais e sociais sobre Educação Física na infância e adolescência e quanto à atividade física na vida adulta. Procura, também, estudar e refletir, à luz da literatura contemporânea, a Teoria das Representações Sociais e as relações das pessoas com deficiência, bem como a prática ou não da atividade física no decorrer de suas vidas. Buscou-se recorrer aos conhecimentos de autores que estudam o tema deficiência e Educação Física, entre eles, Morgado et al (2013); Duarte et al. (2013); Denari (2001, 2012); Cambruzzi (2012); Ferreira, Guimarães (2003); Ferreira (2003); Mazzotta (2002); Glat (1995), entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa e descritiva, de natureza exploratória por meio da investigação de relatos autobiográficos. Entre alguns estudos que embasam esta metodologia, podem ser citados Mattos, Rosseto Júnior e Blecker (2008), Ferreira (2007) e Bruner (1997). O estudo foi realizado em duas fases complementares. A primeira buscou rastrear as pessoas com deficiência física da cidade de Juiz de Fora, MG. Na fase 1 foram cadastradas 91 pessoas sendo 50 pessoas com deficiência física e 41 pessoas com deficiência física congênita, tendo como intenção, em uma segunda fase, selecionar por conveniência e entrevistar pessoas com deficiência física congênita. Foi determinada uma amostra de 10 pessoas, com respaldo na técnica de saturação. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Neste estudo foram encontradas três grandes categorias, representações sociais e pessoais sobre a deficiência, representações sobre educação física e adolescência e representações sobre atividade física na vida adulta. Concluiu-se que as pessoas pesquisadas passaram por um processo exaustivo de aceitação e de superação da deficiência que sempre as acompanhou, desde o nascimento. Se, por um lado, a deficiência física congênita vem acompanhada de angústias, incertezas e dificuldades de diversas ordens, por outro, essas circunstâncias levaram essas pessoas a relatarem a representação social e pessoal da deficiência como uma lente pela qual este indivíduo é visto e pela qual ele próprio enxerga seu mundo. Percebeu-se, com clareza, que muito temos a aprender com as pessoas com deficiência física congênita, que aprenderam a viver e enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta sem medo de serem felizes.
Abstract: This study aims to identify and investigate people with congenital disabilities in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil, as regards representations of physical education in childhood and adolescence and the amount of physical activity in adulthood. Ir also seeks to study and reflect, in the light of contemporary literature, the theory of social representations and relationships of people with disabilities and whether they practice physical activities throughout their lives. The work draws on the expertise of authors who focus the subject of disability and physical education such as Morgado (2013); Duarte (2013); Duarte et al. (2013); Denari (2001, 2012); Cambruzzi (2012); Ferreira, Guimarães (2003); Ferreira (2003); Mazzotta (2002); Glat (1995), A qualitative and descriptive approach is used, along with exploratory research through autobiographical accounts. The main studies supporting this methodology are Mattos, Rosseto Júnior e Blecker, (2008), Ferreira (2007), and Bruner (1997). The study was conducted in two complementary phases. The first one sought to track people with disabilities in the city of Juiz de Fora so that, on a second phase, some people with congenital disabilities could be selected and interviewed. The sample consisted of 10 people, with technical support in saturation. Data were analyzed using the content analysis of Laurence Bardin (2011), and it was concluded that the subject went through an exhaustive process of acceptance to overcome disabilities which they have had since birth. On the one hand, the congenital disability is accompanied by anxieties, uncertainties and difficulties of various kinds, on the other hand, these circumstances led these people to report social and personal representation of disability as a lens through which these individuals are seen and see their world. It became clear that there is much to learn from these people with congenital disabilities, who have learned to live and face the challenges that life presents to them without fear of being happy.
Palavras-chave: Representações sociais
Educação física
Pessoa com deficiência física
Social representations
Physical education
Person with physical disability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1457
Data do documento: 3-Dez-2013
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