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dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Elisa Caputo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761069D1pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barreto, Selva Maria Guimarães-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791885J1pt_BR
dc.contributor.referee1Denari, Fátima Elisabeth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703667D5pt_BR
dc.contributor.referee2Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247197Z7pt_BR
dc.creatorRafael, Carla Beatriz da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425750T4pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-20T16:01:27Z-
dc.date.available2016-05-11-
dc.date.available2016-06-20T16:01:27Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1457-
dc.description.abstractThis study aims to identify and investigate people with congenital disabilities in the city of Juiz de Fora, MG, Brazil, as regards representations of physical education in childhood and adolescence and the amount of physical activity in adulthood. Ir also seeks to study and reflect, in the light of contemporary literature, the theory of social representations and relationships of people with disabilities and whether they practice physical activities throughout their lives. The work draws on the expertise of authors who focus the subject of disability and physical education such as Morgado (2013); Duarte (2013); Duarte et al. (2013); Denari (2001, 2012); Cambruzzi (2012); Ferreira, Guimarães (2003); Ferreira (2003); Mazzotta (2002); Glat (1995), A qualitative and descriptive approach is used, along with exploratory research through autobiographical accounts. The main studies supporting this methodology are Mattos, Rosseto Júnior e Blecker, (2008), Ferreira (2007), and Bruner (1997). The study was conducted in two complementary phases. The first one sought to track people with disabilities in the city of Juiz de Fora so that, on a second phase, some people with congenital disabilities could be selected and interviewed. The sample consisted of 10 people, with technical support in saturation. Data were analyzed using the content analysis of Laurence Bardin (2011), and it was concluded that the subject went through an exhaustive process of acceptance to overcome disabilities which they have had since birth. On the one hand, the congenital disability is accompanied by anxieties, uncertainties and difficulties of various kinds, on the other hand, these circumstances led these people to report social and personal representation of disability as a lens through which these individuals are seen and see their world. It became clear that there is much to learn from these people with congenital disabilities, who have learned to live and face the challenges that life presents to them without fear of being happy.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo pretende identificar e investigar, junto ao público com deficiência física congênita, no município de Juiz de Fora, MG, as representações pessoais e sociais sobre Educação Física na infância e adolescência e quanto à atividade física na vida adulta. Procura, também, estudar e refletir, à luz da literatura contemporânea, a Teoria das Representações Sociais e as relações das pessoas com deficiência, bem como a prática ou não da atividade física no decorrer de suas vidas. Buscou-se recorrer aos conhecimentos de autores que estudam o tema deficiência e Educação Física, entre eles, Morgado et al (2013); Duarte et al. (2013); Denari (2001, 2012); Cambruzzi (2012); Ferreira, Guimarães (2003); Ferreira (2003); Mazzotta (2002); Glat (1995), entre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa e descritiva, de natureza exploratória por meio da investigação de relatos autobiográficos. Entre alguns estudos que embasam esta metodologia, podem ser citados Mattos, Rosseto Júnior e Blecker (2008), Ferreira (2007) e Bruner (1997). O estudo foi realizado em duas fases complementares. A primeira buscou rastrear as pessoas com deficiência física da cidade de Juiz de Fora, MG. Na fase 1 foram cadastradas 91 pessoas sendo 50 pessoas com deficiência física e 41 pessoas com deficiência física congênita, tendo como intenção, em uma segunda fase, selecionar por conveniência e entrevistar pessoas com deficiência física congênita. Foi determinada uma amostra de 10 pessoas, com respaldo na técnica de saturação. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Neste estudo foram encontradas três grandes categorias, representações sociais e pessoais sobre a deficiência, representações sobre educação física e adolescência e representações sobre atividade física na vida adulta. Concluiu-se que as pessoas pesquisadas passaram por um processo exaustivo de aceitação e de superação da deficiência que sempre as acompanhou, desde o nascimento. Se, por um lado, a deficiência física congênita vem acompanhada de angústias, incertezas e dificuldades de diversas ordens, por outro, essas circunstâncias levaram essas pessoas a relatarem a representação social e pessoal da deficiência como uma lente pela qual este indivíduo é visto e pela qual ele próprio enxerga seu mundo. Percebeu-se, com clareza, que muito temos a aprender com as pessoas com deficiência física congênita, que aprenderam a viver e enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta sem medo de serem felizes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência físicapt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectPerson with physical disabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre Educação Física e atividade física na perspectiva de pessoas com deficiência física congênita: um estudo autobiográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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