https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luizantoniorozendopereira.pdf | PDF/A | 5.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a sua aplicação no trabalho de conclusão de curso (TCC) da arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora |
Autor(es): | Pereira, Luiz Antônio Rozendo |
Orientador: | Abdalla, José Gustavo Francis |
Co-orientador: | Stefano, Ercília de |
Miembros Examinadores: | Portela, Thais de Bhanthumchinda |
Miembros Examinadores: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Resumo: | As metodologias ativas têm sido um dos focos das discussões sobre o ensino, e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) faz parte desse contexto. Porém, na literatura observa-se que há poucas investigações acerca do emprego da PBL no campo do ensino da arquitetura e urbanismo. Por isso, esse trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a pertinência da aplicação da metodologia nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para realizar tal investigação, utilizou-se do curso da Universidade Federal de Juiz de Fora como contexto de estudo. Realizando como metodologia, obteve-se um trabalho exploratório por meio de um levantamento quanti-qualitativo. Através de uma revisão de literatura foram levantados os princípios de aplicação da PBL e posterior caracterização no contexto prático-profissional e acadêmico de Arquitetura e Urbanismo foram tratados. Após isso, fizeram parte da amostra 180 TCC desenvolvidos ao longo de 11 anos. Identificou-se que a PBL tem uma alta sinergia com o TCC, em especial quando se trata da proximidade com a prática profissional. Porém, embora exista essa consonância, conclui-se que a adoção da PBL poderia ser ampliada com a discussão em relação à obrigatoriedade de o TCC ser feito de maneira individual |
Resumen : | However, in the literature, there are few investigations about the use of PBL in the field of teaching architecture and urbanism. Therefore, this work aims to investigate the relevance of applying the methodology in Undergraduate Theses (TCC) in Architecture and Urbanism courses. To carry out such an investigation, the course of the Federal University of Juiz de Fora was used as a context of study. performing as a methodology, there was an exploratory work through a quantitative-qualitative survey. Through a literature review, the principles of application of PBL were raised and subsequent characterization in the practical-professional and academic context of Architecture and Urbanism were treated. After that, 180 TCCs developed over 11 years were part of the sample. With this, it was observed that PBL has a high synergy with TCC, especially when it comes to proximity to professional practice. However, although there is this consonance, it is concluded that the adoption of PBL could be expanded with the discussion regarding the obligation of the TCC to be done individually. |
Palabras clave : | Problem-based learning Aprendizagem baseada em problemas Trabalho de conclusão de curso Arquitetura e urbanismo PBL Problem-based learning Undergraduate theses Architecture and urbanism |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00181 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563 |
Fecha de publicación : | 5-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons