Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizantoniorozendopereira.pdfPDF/A5.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a sua aplicação no trabalho de conclusão de curso (TCC) da arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Pereira, Luiz Antônio Rozendo
First Advisor: Abdalla, José Gustavo Francis
Co-Advisor: Stefano, Ercília de
Referee Member: Portela, Thais de Bhanthumchinda
Referee Member: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Resumo: As metodologias ativas têm sido um dos focos das discussões sobre o ensino, e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) faz parte desse contexto. Porém, na literatura observa-se que há poucas investigações acerca do emprego da PBL no campo do ensino da arquitetura e urbanismo. Por isso, esse trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a pertinência da aplicação da metodologia nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para realizar tal investigação, utilizou-se do curso da Universidade Federal de Juiz de Fora como contexto de estudo. Realizando como metodologia, obteve-se um trabalho exploratório por meio de um levantamento quanti-qualitativo. Através de uma revisão de literatura foram levantados os princípios de aplicação da PBL e posterior caracterização no contexto prático-profissional e acadêmico de Arquitetura e Urbanismo foram tratados. Após isso, fizeram parte da amostra 180 TCC desenvolvidos ao longo de 11 anos. Identificou-se que a PBL tem uma alta sinergia com o TCC, em especial quando se trata da proximidade com a prática profissional. Porém, embora exista essa consonância, conclui-se que a adoção da PBL poderia ser ampliada com a discussão em relação à obrigatoriedade de o TCC ser feito de maneira individual
Abstract: However, in the literature, there are few investigations about the use of PBL in the field of teaching architecture and urbanism. Therefore, this work aims to investigate the relevance of applying the methodology in Undergraduate Theses (TCC) in Architecture and Urbanism courses. To carry out such an investigation, the course of the Federal University of Juiz de Fora was used as a context of study. performing as a methodology, there was an exploratory work through a quantitative-qualitative survey. Through a literature review, the principles of application of PBL were raised and subsequent characterization in the practical-professional and academic context of Architecture and Urbanism were treated. After that, 180 TCCs developed over 11 years were part of the sample. With this, it was observed that PBL has a high synergy with TCC, especially when it comes to proximity to professional practice. However, although there is this consonance, it is concluded that the adoption of PBL could be expanded with the discussion regarding the obligation of the TCC to be done individually.
Keywords: Problem-based learning
Aprendizagem baseada em problemas
Trabalho de conclusão de curso
Arquitetura e urbanismo
PBL
Problem-based learning
Undergraduate theses
Architecture and urbanism
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00181
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Issue Date: 5-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons