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Type: Dissertação
Title: Multiletramentos e publicidade em vídeos de influenciadores digitais no YouTube
Author: Carlos, João Paulo dos Reis
First Advisor: Silva, Marta Cristina da
Referee Member: Tognato, Maria Izabel Rodrigues
Referee Member: Cadilhe, Alexandre José
Resumo: As novas tecnologias estão transformando a relação do ser social com o mundo e, dentro dessa teia tecnológica, as redes sociais têm se destacado. O presente estudo se insere no campo dos letramentos, mais especificamente, dos multiletramentos, ressaltando-se a importância de apropriação desse conceito para reflexões mais críticas sobre como as tecnologias e as redes sociais atravessam o ser social em nossa sociedade contemporânea. Embasando-nos na perspectiva dialógica de Bakhtin para o estudo do gênero (BAKHTIN, 1988, 2003), em conceitos-chave da Semiótica Social para a discussão sobre multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016, 2021) e em concepções sobre publicidade (CARVALHO, 2000), buscamos apontar de que forma os recursos multimodais são explorados em anúncios publicitários veiculados em vídeo por influenciadores digitais no ambiente virtual. Segundo um paradigma de pesquisa qualitativa (POPE; MAYS, 2005) e de base netnográfica (KOZINETS, 2014), analisamos três exemplares de vídeos publicados por influenciadores digitais brasileiros com grande alcance de público na plataforma YouTube. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou fomentar reflexões sobre os novos caminhos que a publicidade tem percorrido para seduzir e convencer o público em nossa sociedade atual, bem como apontou a necessidade de termos um olhar crítico para o discurso que os influenciadores trazem em suas produções midiáticas.
Abstract: The new technologies are transforming the relationship of the social being with the world and, within this technological web, social media have stood out. The present study is part of the field of literacies, more specifically, of multiliteracies, emphasizing the importance of appropriating this concept for more critical reflections on how technologies and social media cross the social being in our contemporary society. Based on Bakhtin's dialogic perspective for the study of genre (BAKHTIN, 1988, 2003), key concepts of Social Semiotics for the discussion of multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016, 2021) and conceptions about advertising (CARVALHO, 2000) we seek to point out which are the multimodal resources used in advertisements aired in video by digital influencers in the virtual environment. From the perspective of a Qualitative Research (POPE; MAYS, 2005) and with a Netnographic basis (KOZINETS, 2014), we analyzed three videos published by Brazilian digital influencers with a large audience on the Youtube platform. The development of the research made it possible to foster reflections on the new ways that advertising has taken to seduce and convince the public in our current society, as well as pointed out the need to have a critical look at the discourse that influencers bring in their media productions.
Keywords: Multimodalidade
Influenciadores digitais
Youtube
Publicidade
Multimodality
Digital influencers
Advertising
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00194
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14521
Issue Date: 18-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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