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dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Tognato, Maria Izabel Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267233631277517pt_BR
dc.contributor.referee2Cadilhe, Alexandre José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.creatorCarlos, João Paulo dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688723172164075pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T15:34:56Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T15:34:56Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00194-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14521-
dc.description.abstractThe new technologies are transforming the relationship of the social being with the world and, within this technological web, social media have stood out. The present study is part of the field of literacies, more specifically, of multiliteracies, emphasizing the importance of appropriating this concept for more critical reflections on how technologies and social media cross the social being in our contemporary society. Based on Bakhtin's dialogic perspective for the study of genre (BAKHTIN, 1988, 2003), key concepts of Social Semiotics for the discussion of multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016, 2021) and conceptions about advertising (CARVALHO, 2000) we seek to point out which are the multimodal resources used in advertisements aired in video by digital influencers in the virtual environment. From the perspective of a Qualitative Research (POPE; MAYS, 2005) and with a Netnographic basis (KOZINETS, 2014), we analyzed three videos published by Brazilian digital influencers with a large audience on the Youtube platform. The development of the research made it possible to foster reflections on the new ways that advertising has taken to seduce and convince the public in our current society, as well as pointed out the need to have a critical look at the discourse that influencers bring in their media productions.pt_BR
dc.description.resumoAs novas tecnologias estão transformando a relação do ser social com o mundo e, dentro dessa teia tecnológica, as redes sociais têm se destacado. O presente estudo se insere no campo dos letramentos, mais especificamente, dos multiletramentos, ressaltando-se a importância de apropriação desse conceito para reflexões mais críticas sobre como as tecnologias e as redes sociais atravessam o ser social em nossa sociedade contemporânea. Embasando-nos na perspectiva dialógica de Bakhtin para o estudo do gênero (BAKHTIN, 1988, 2003), em conceitos-chave da Semiótica Social para a discussão sobre multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN 2001, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016, 2021) e em concepções sobre publicidade (CARVALHO, 2000), buscamos apontar de que forma os recursos multimodais são explorados em anúncios publicitários veiculados em vídeo por influenciadores digitais no ambiente virtual. Segundo um paradigma de pesquisa qualitativa (POPE; MAYS, 2005) e de base netnográfica (KOZINETS, 2014), analisamos três exemplares de vídeos publicados por influenciadores digitais brasileiros com grande alcance de público na plataforma YouTube. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou fomentar reflexões sobre os novos caminhos que a publicidade tem percorrido para seduzir e convencer o público em nossa sociedade atual, bem como apontou a necessidade de termos um olhar crítico para o discurso que os influenciadores trazem em suas produções midiáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectDigital influencerspt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleMultiletramentos e publicidade em vídeos de influenciadores digitais no YouTubept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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