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Tipo: Dissertação
Título: O ensino da evolução biológica sob a perspectiva da metodologia ativa das tecnologias digitais de informação e comunicação e dos jogos: o game no ensino da evolução biológica
Autor(es): Horta, Júnior Ferreira
Primeiro Orientador: Mees, Leonardo
Membro da banca: Souza, Ronny Francisco de
Membro da banca: Rolim, Gustavo Sátollo
Resumo: A evolução biológica é tida como um tema central da biologia. O ensino deste tema apresenta dificuldades relativas a aspectos socioculturais e pedagógicos. Seu desenvolvimento adequado pode propiciar, para além da compreensão dos mecanismos da evolução, uma visão crítico-reflexiva dos discentes a respeito do tema. Deste modo, o presente estudo objetivou ampliar as possibilidades de ensino da Evolução Biológica através do uso de metodologias ativas de ensino e de tecnologias digitais de informação e comunicação. Por meio de revisão bibliográfica sobre os temas abordados, foi proposta a elaboração de um aplicativo no formato de game a ser utilizado seguindo metodologias que estimulassem o protagonismo discente. O aplicativo foi produzido por meio da plataforma Unity, utilizando recursos gratuitos disponíveis na internet para sua elaboração. Posteriormente o aplicativo foi utilizado por alunos de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Foi realizada em seguida pelos participantes da pesquisa, uma avaliação, por meio de entrevista semiestruturada, das qualidades e deficiências do aplicativo, junto aos métodos utilizados, como ferramenta de ensino. Os resultados foram processados e analisados qualitativamente. Foi possível observar neste estudo que o aplicativo elaborado, junto às metodologias aplicadas em sua utilização, contribuiu com o aprendizado do conteúdo abordado.
Abstract: Biological evolution is regarded as a central theme of biology. The teaching of this subject presents difficulties related to sociocultural and pedagogical aspects. Its proper development can provide, in addition to understanding the mechanisms of evolution, a critical-reflexive view of students on the subject. Thus, the present study aimed to seek improvements in the teaching of Biological Evolution through the use of active teaching methodologies and digital information and communication technologies. Through a bibliographic review on the topics covered, it was proposed to develop an application in the form of a game to be used following methodologies that stimulate student protagonism. The application was produced through the Unity platform, using free resources available on the internet for its elaboration. Subsequently, the application was used by students from a public school in the interior of Minas Gerais. The research participants then carried out an evaluation, through a semi-structured interview, of the qualities and deficiencies of the application, together with the methods used, as a teaching tool. The results were processed and analyzed qualitatively. It was possible to observe in this study that the application developed, together with the methodologies applied in its use, contributed to the learning of the content addressed.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Evolução biológica
Metodologias ativas
Aplicativo
Game
Biology teaching
Biological evolution
Active methodologies
Application
Game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV – Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00186
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14504
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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