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dc.contributor.advisor1Mees, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ronny Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609620935727240pt_BR
dc.contributor.referee2Rolim, Gustavo Sátollo-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorHorta, Júnior Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146474431933932pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T15:02:37Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-09-26T15:02:37Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00186-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14504-
dc.description.abstractBiological evolution is regarded as a central theme of biology. The teaching of this subject presents difficulties related to sociocultural and pedagogical aspects. Its proper development can provide, in addition to understanding the mechanisms of evolution, a critical-reflexive view of students on the subject. Thus, the present study aimed to seek improvements in the teaching of Biological Evolution through the use of active teaching methodologies and digital information and communication technologies. Through a bibliographic review on the topics covered, it was proposed to develop an application in the form of a game to be used following methodologies that stimulate student protagonism. The application was produced through the Unity platform, using free resources available on the internet for its elaboration. Subsequently, the application was used by students from a public school in the interior of Minas Gerais. The research participants then carried out an evaluation, through a semi-structured interview, of the qualities and deficiencies of the application, together with the methods used, as a teaching tool. The results were processed and analyzed qualitatively. It was possible to observe in this study that the application developed, together with the methodologies applied in its use, contributed to the learning of the content addressed.pt_BR
dc.description.resumoA evolução biológica é tida como um tema central da biologia. O ensino deste tema apresenta dificuldades relativas a aspectos socioculturais e pedagógicos. Seu desenvolvimento adequado pode propiciar, para além da compreensão dos mecanismos da evolução, uma visão crítico-reflexiva dos discentes a respeito do tema. Deste modo, o presente estudo objetivou ampliar as possibilidades de ensino da Evolução Biológica através do uso de metodologias ativas de ensino e de tecnologias digitais de informação e comunicação. Por meio de revisão bibliográfica sobre os temas abordados, foi proposta a elaboração de um aplicativo no formato de game a ser utilizado seguindo metodologias que estimulassem o protagonismo discente. O aplicativo foi produzido por meio da plataforma Unity, utilizando recursos gratuitos disponíveis na internet para sua elaboração. Posteriormente o aplicativo foi utilizado por alunos de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Foi realizada em seguida pelos participantes da pesquisa, uma avaliação, por meio de entrevista semiestruturada, das qualidades e deficiências do aplicativo, junto aos métodos utilizados, como ferramenta de ensino. Os resultados foram processados e analisados qualitativamente. Foi possível observar neste estudo que o aplicativo elaborado, junto às metodologias aplicadas em sua utilização, contribuiu com o aprendizado do conteúdo abordado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV – Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectBiological evolutionpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectApplicationpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ensino da evolução biológica sob a perspectiva da metodologia ativa das tecnologias digitais de informação e comunicação e dos jogos: o game no ensino da evolução biológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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