Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1444
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
paolalucianacorreia.pdf7.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Frações: uma proposta de ensino para o 9o ano utilizando o software geogebra e dobraduras
Autor(es): Correia, Paola Luciana
Orientador: Rosa, Valéria Mattos da
Miembros Examinadores: Santos, Marli Regina dos
Miembros Examinadores: Casagrande, Rogério
Resumo: Esta proposta de ensino foi aplicada em uma turma de 9o ano de uma escola pública de Visconde do Rio Branco. Constatamos que neste nível escolar, ao contrário do que se é esperado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os alunos ainda não têm domínio em reconhecer nem operar com os números racionais. Por essa razão, buscamos ao longo do nosso trabalho reconstruir os conceitos de fração, bem como consolidar os algoritmos utilizados para desenvolver as operações básicas com tais números, visando assim fixar a aprendizagem desses conteúdos. Para atingir tais objetivos, fizemos o uso do software Geogebra, que é um software gratuito, e realizamos atividades com dobraduras para reforçar o aprendizado. Concluímos que tal trabalho contribuiu consideravelmente para o ensino e aprendizagem de tais alunos e que outros professores podem levar tais ferramentas para auxiliar suas aulas.
Resumen : The following proposal for teaching was aplied in a class of ninth grade in a public school of Visconde do Rio Branco. We noted that, in this school, unlike the level proposed by the National Curricular Parameters (PCNs), the students still have no domain to recognize or operate with the rational numbers. For this reason, the aim of our work was to re-build the concept of fraction as well as consolidate the algorithms used to develop the basic operations with such numbers. To achieve these goals, we made use of the software Geogebra, which is free software, and we performed activities with foldings to reinforce learning. We concluded that this work contributed significantly to the teaching and learning of such students and other teachers can take these tools to assist their classes.
Palabras clave : Frações
Geogebra
Dobraduras
Fractions
Geogebra
Foldings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1444
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.