Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1444
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paolalucianacorreia.pdf7.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marli Regina dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757176Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.creatorCorreia, Paola Luciana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334725E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T14:19:54Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-06-15T14:19:54Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1444-
dc.description.abstractThe following proposal for teaching was aplied in a class of ninth grade in a public school of Visconde do Rio Branco. We noted that, in this school, unlike the level proposed by the National Curricular Parameters (PCNs), the students still have no domain to recognize or operate with the rational numbers. For this reason, the aim of our work was to re-build the concept of fraction as well as consolidate the algorithms used to develop the basic operations with such numbers. To achieve these goals, we made use of the software Geogebra, which is free software, and we performed activities with foldings to reinforce learning. We concluded that this work contributed significantly to the teaching and learning of such students and other teachers can take these tools to assist their classes.pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta de ensino foi aplicada em uma turma de 9o ano de uma escola pública de Visconde do Rio Branco. Constatamos que neste nível escolar, ao contrário do que se é esperado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os alunos ainda não têm domínio em reconhecer nem operar com os números racionais. Por essa razão, buscamos ao longo do nosso trabalho reconstruir os conceitos de fração, bem como consolidar os algoritmos utilizados para desenvolver as operações básicas com tais números, visando assim fixar a aprendizagem desses conteúdos. Para atingir tais objetivos, fizemos o uso do software Geogebra, que é um software gratuito, e realizamos atividades com dobraduras para reforçar o aprendizado. Concluímos que tal trabalho contribuiu consideravelmente para o ensino e aprendizagem de tais alunos e que outros professores podem levar tais ferramentas para auxiliar suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectDobraduraspt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectFoldingspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFrações: uma proposta de ensino para o 9o ano utilizando o software geogebra e dobraduraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.