Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizagandrabotelho.pdf730.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência midiática e sociocultural da estética do corpo
Author: Botelho, Luiza Gandra
First Advisor: Oliveira, Solange Riveli de
Referee Member: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Referee Member: Corrêa, Stela Cristina Hott
Resumo: Dependendo da aparência a situação do mundo, o corpo passou a ser o cartão de visitas do ser humano. O corpo, influenciado pelos fatores socioculturais, tem conduzido as pessoas a apresentarem uma série de preocupações e descontentamentos com a imagem corporal. Alguns autores consideram existir forte tendência cultural em considerar a magreza como situação ideal de aceitação social para as mulheres. Diante dessa imposição que a sociedade trouxe sobre o corpo, essa pesquisa analisa a percepção das mulheres em relação ao próprio corpo e em relação a mídia social e intenção de consumo. Guiado por uma pesquisa exploratória, a pesquisa utilizou como técnica de coleta de dados um questionário semiestruturado e perguntas que caracterizam as participantes. Para a análise dos dados levantados, a técnica escolhida foi inspirada na análise de conteúdo, na qual foi utilizada para analisar as perguntas das vivências das mulheres em relação ao seu corpo. Os resultados obtidos apontam que os padrões de beleza são impostos pela sociedade e difundido pela mídia. As mulheres quando não correspondem a um ideal de beleza, provoca insatisfação corporal. Ainda, apontam que a mídia e as influências socioculturais implicam na estética corporal e influencia modelos estéticos para as mulheres.
Abstract: Depending on how the world situation looks, the body has become the human being's business card. The body, influenced by sociocultural factors, has led people to present a series of concerns and discontent with their body image. Some authors consider that there is a strong cultural tendency to consider thinness as an ideal situation of social acceptance for women. Faced with this imposition that society has brought on the body, this research analyzes the perception of women in relation to their own body and in relation to social media and consumption intention. Guided by an exploratory research, the research used a semi-structured questionnaire and questions that characterize the participants as a data collection technique. For the analysis of the data collected, the technique chosen was inspired by the content analysis, in which it was used how to analyze the questions of the experiences of women in relation to their body. The results obtained indicate that beauty standards are imposed by society and disseminated by the media. When women do not correspond to an ideal of beauty, it causes body dissatisfaction. Furthermore, they point out that the media and sociocultural influences imply body aesthetics and influence aesthetic models for women.
Keywords: Estética
Corpo
Insatisfação corporal
Sociocultural
Mídia
Consumo
Aesthetics
Body
Body dissatisfaction
Consumption
Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14422
Issue Date: 2-Aug-2022
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons