https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14395
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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elizakellygrosmanamorim.pdf | PDF/A | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Vamos ficar lá no quintal": sentidos produzidos por uma coordenadora de creche sobre o espaço externo |
Autor(es): | Amorim, Eliza Kelly Grosman |
Orientador: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Miembros Examinadores: | Fochi, Paulo Sérgio |
Miembros Examinadores: | Teixeira, Maria do Carmo Couto |
Miembros Examinadores: | Dias, Juliana Maddalena Trifilio |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado está vinculada à linha de pesquisa “Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. A questão de estudo foi: Quais os sentidos sobre o ambiente externo da creche – o “quintal”- produzidos pela coordenadora pedagógica da instituição? Buscou-se atingir o seguinte objetivo geral: compreender os sentidos sobre o ambiente externo da creche – o “quintal”- produzidos pela coordenadora pedagógica da instituição. Os objetivos específicos foram: (a) relacionar as narrativas da coordenadora pedagógica acerca das memórias de infância e experiências de formação docente com a organização do espaço externo da creche; e (b) analisar a organização espacial do “quintal” considerando as interações e brincadeiras das crianças. A pesquisa foi desenvolvida em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora – MG, que possuía área verde com várias intervenções espaciais planejadas e organizadas pela coordenadora e pelas professoras da creche. O estudo abordou o espaço-ambiente externo a partir de uma perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar, tecendo diálogo entre estudos das áreas de Arquitetura, Psicologia Ambiental e Geografia. O estudo teve o pensamento de Lev Vigotski e Walter Benjamin como sustentação teórica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, e constituiu-se num Estudo de Caso. Para a produção dos dados empíricos foram utilizados como instrumentos e métodos: a observação participante, os registros em notas de campo, a fotografia, a videogravação (primeira fase) e a entrevista narrativa dialogal realizada com a coordenadora da creche (segunda fase). A análise dos dados incidiu sobre três aspectos: memórias das vivências na infância; formação docente; e interações e brincadeiras das crianças no quintal. Os resultados evidenciaram que o “quintal” foi idealizado a partir das rememorações das experiências na infância da coordenadora, e foi potencializado com a formação em serviço. Na percepção da coordenadora, o “quintal” tem favorecido o brincar livre e autônomo das crianças. Espera-se que esse estudo possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a potencialidade das áreas externas na aprendizagem e desenvolvimento infantil e, especialmente, problematizar esse tema na rede de Educação Infantil do município de Juiz de Fora/MG. |
Resumen : | This master's research is linked to the “Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes” research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora – MG. The study question was: What are the meanings about the daycare's external environment – the “backyard” – produced by the institution's pedagogical coordinator? The achievement of the following general objective was pursued: to understand the meanings about the daycare's external environment – the “backyard” – produced by the institution's pedagogical coordinator. The research was developed at a daycare center accredited by the city of Juiz de Fora – MG, which has a green area with several spatial interventions planned and organized by the coordinator and teachers of the daycare center. The study discusses the external environment/space from an interdisciplinary perspective, weaving dialogue between studies in Architecture, Environmental Psychology, Geography, and the historical-cultural area, taking Lev Vygotsky’s and Walter Benjamin’s ideas as theoretical support. The research is of a qualitative nature and constitutes a Case Study. For the production of the empirical data, some instruments and methods were used: participant observation, field notes, photography, video recording (phase 1) and a narrative interview with a dialogical perspective conducted with the daycare center coordinator (phase 2). Data analysis focused on three aspects: memories of childhood experiences; teacher training; and children's interactions and games in the yard. The results showed that the “backyard” was designed based on the coordinator's childhood experiences, and was enhanced with in-service training. In the coordinator's perception, the “backyard” has favored children's free and autonomous play. It is hoped that this study can contribute to the improvement of knowledge about the potential of external areas in child development and that it can, especially, problematize this theme in the Early Childhood Education network in Juiz de Fora – MG. |
Palabras clave : | Espaço-ambiente Creche Área externa Space-environment Daycare External area |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14395 |
Fecha de publicación : | 8-jun-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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