Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14395
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
elizakellygrosmanamorim.pdfPDF/A1.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Fochi, Paulo Sérgio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria do Carmo Couto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Juliana Maddalena Trifilio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAmorim, Eliza Kelly Grosman-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273685713115995pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T14:21:38Z-
dc.date.available2022-09-01-
dc.date.available2022-09-01T14:21:38Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14395-
dc.description.abstractThis master's research is linked to the “Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes” research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora – MG. The study question was: What are the meanings about the daycare's external environment – the “backyard” – produced by the institution's pedagogical coordinator? The achievement of the following general objective was pursued: to understand the meanings about the daycare's external environment – the “backyard” – produced by the institution's pedagogical coordinator. The research was developed at a daycare center accredited by the city of Juiz de Fora – MG, which has a green area with several spatial interventions planned and organized by the coordinator and teachers of the daycare center. The study discusses the external environment/space from an interdisciplinary perspective, weaving dialogue between studies in Architecture, Environmental Psychology, Geography, and the historical-cultural area, taking Lev Vygotsky’s and Walter Benjamin’s ideas as theoretical support. The research is of a qualitative nature and constitutes a Case Study. For the production of the empirical data, some instruments and methods were used: participant observation, field notes, photography, video recording (phase 1) and a narrative interview with a dialogical perspective conducted with the daycare center coordinator (phase 2). Data analysis focused on three aspects: memories of childhood experiences; teacher training; and children's interactions and games in the yard. The results showed that the “backyard” was designed based on the coordinator's childhood experiences, and was enhanced with in-service training. In the coordinator's perception, the “backyard” has favored children's free and autonomous play. It is hoped that this study can contribute to the improvement of knowledge about the potential of external areas in child development and that it can, especially, problematize this theme in the Early Childhood Education network in Juiz de Fora – MG.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado está vinculada à linha de pesquisa “Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos” do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. A questão de estudo foi: Quais os sentidos sobre o ambiente externo da creche – o “quintal”- produzidos pela coordenadora pedagógica da instituição? Buscou-se atingir o seguinte objetivo geral: compreender os sentidos sobre o ambiente externo da creche – o “quintal”- produzidos pela coordenadora pedagógica da instituição. Os objetivos específicos foram: (a) relacionar as narrativas da coordenadora pedagógica acerca das memórias de infância e experiências de formação docente com a organização do espaço externo da creche; e (b) analisar a organização espacial do “quintal” considerando as interações e brincadeiras das crianças. A pesquisa foi desenvolvida em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora – MG, que possuía área verde com várias intervenções espaciais planejadas e organizadas pela coordenadora e pelas professoras da creche. O estudo abordou o espaço-ambiente externo a partir de uma perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar, tecendo diálogo entre estudos das áreas de Arquitetura, Psicologia Ambiental e Geografia. O estudo teve o pensamento de Lev Vigotski e Walter Benjamin como sustentação teórica. A pesquisa foi de natureza qualitativa, e constituiu-se num Estudo de Caso. Para a produção dos dados empíricos foram utilizados como instrumentos e métodos: a observação participante, os registros em notas de campo, a fotografia, a videogravação (primeira fase) e a entrevista narrativa dialogal realizada com a coordenadora da creche (segunda fase). A análise dos dados incidiu sobre três aspectos: memórias das vivências na infância; formação docente; e interações e brincadeiras das crianças no quintal. Os resultados evidenciaram que o “quintal” foi idealizado a partir das rememorações das experiências na infância da coordenadora, e foi potencializado com a formação em serviço. Na percepção da coordenadora, o “quintal” tem favorecido o brincar livre e autônomo das crianças. Espera-se que esse estudo possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a potencialidade das áreas externas na aprendizagem e desenvolvimento infantil e, especialmente, problematizar esse tema na rede de Educação Infantil do município de Juiz de Fora/MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaço-ambientept_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectÁrea externapt_BR
dc.subjectSpace-environmentpt_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subjectExternal areapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVamos ficar lá no quintal": sentidos produzidos por uma coordenadora de creche sobre o espaço externopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons