https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14391
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
karlasimonisampaioreis.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Sequência didática como ferramenta facilitadora na construção e consolidação do conhecimento em imunologia e virologia |
Autor(es): | Reis, Karla Simoni Sampaio |
Orientador: | Almeida, Patrícia Elaine de |
Miembros Examinadores: | Pereira, Michele Munk |
Miembros Examinadores: | Cortes, Simone Alves de Oliveira |
Resumo: | O atual cenário do ensino público brasileiro está centrado em modelos de aulas tradicionais que consistem, basicamente, na transmissão de conhecimento ao estudante, que passivamente deve assimilar e memorizar o conteúdo. Entretanto, é necessário considerar a diversidade sociocultural dos discentes, sendo imprescindível lançar mão de diferentes ferramentas didáticas, a fim de promover um ensino participativo e dialógico. As sequências didáticas constituem-se, nesse sentido, como uma alternativa lúdica viável no desenvolvimento do potencial cognitivo dos alunos, podendo ser grandes aliadas no processo pedagógico, proporcionando um aprendizado dinâmico e enriquecedor. Essa metodologia ativa visa estabelecer um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática, com etapas ligadas entre si, facilitando o processo de ensino/aprendizagem. Assim, este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática com alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto, situada em Divino – MG. A referida sequência didática oportunizou a participação dos estudantes em diferentes atividades tais como aulas expositivas dialogadas, procura de termos específicos em caçapalavras personalizados com posterior associação desses termos aos assuntos trabalhados, pesquisa e apresentação de trabalhos, e, por fim, a elaboração e aplicação de um jogo didático que aborda imunologia e virologia de forma contextualizada, sendo tal jogo a ferramenta de destaque do trabalho. A validação da metodologia adotada foi realizada através de observações registradas em um diário de bordo e de um questionário, aplicado em dois momentos (o primeiro aplicado após aulas puramente expositivas e o segundo aplicado após a utilização de metodologias ativas). Como resultado, observou-se que a sequência didática propiciou uma aprendizagem cooperativa com satisfatório engajamento dos estudantes nas atividades propostas, demonstrando comprometimento e empolgação nas diferentes etapas. Com relação ao questionário, constatou-se um aumento significativo de percentual de respostas corretas na reaplicação, o que indica que as estratégias adotadas durante o trabalho atuaram efetivamente como facilitadoras da construção e consolidação do conhecimento dos conteúdos abordados. |
Resumen : | The current scenario of Brazilian public education focus on traditional class models that basically consist of the transmission of knowledge to the student, who must passively assimilate and memorize the content. Nevertheless, it is necessary to consider the sociocultural diversity of the students, and it is essential to make use of different didactic tools in order to promote participatory and dialogic teaching. The didactic sequences are, in this sense, a viable ludic alternative in the development of the students' cognitive potential, and can be great allies in the pedagogical process, providing a dynamic and enriching learning experience. This active methodology aims to establish a set of activities organized in a systematic way, with steps linked to each other, facilitating the teaching/learning process. Thus, this work aimed to develop a didactic sequence with 10th and 11th grade students of high school from the Dr. Pedro Paulo Neto State School, located in Divino - MG. This didactic sequence allowed the participation of students in different activities such as dialogued lectures, searching for specific terms in personalized word searches with subsequent association of these terms to the subjects studied, research and presentation of school works, and, finally, the elaboration and application of a didactic game that approaches immunology and virology in a contextualized way. The validation of the adopted methodology was performed through observations recorded in a logbook and a questionnaire, applied in two moments (the first one was applied after purely expository classes and the second one was applied after the use of active methodologies). As a result, it was observed that the didactic sequence provided cooperative learning with satisfactory student engagement in the proposed activities, showing commitment and excitement in the different stages. Regarding the questionnaire, there was a significant increase in the percentage of correct answers in the reapplication, which indicates that the strategies adopted during the work acted effectively as facilitators of the construction and consolidation of knowledge of the content covered. |
Palabras clave : | Sequência didática Jogo educativo Metodologia ativa Protagonismo Imunologia Virologia Didactic sequence Educational game Active methodology Protagonism Immunology Virology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14391 |
Fecha de publicación : | 24-may-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons