Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14391
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlasimonisampaioreis.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Elaine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Michele Munk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Cortes, Simone Alves de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorReis, Karla Simoni Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6835153233305821pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T13:53:08Z-
dc.date.available2022-08-30-
dc.date.available2022-09-01T13:53:08Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14391-
dc.description.abstractThe current scenario of Brazilian public education focus on traditional class models that basically consist of the transmission of knowledge to the student, who must passively assimilate and memorize the content. Nevertheless, it is necessary to consider the sociocultural diversity of the students, and it is essential to make use of different didactic tools in order to promote participatory and dialogic teaching. The didactic sequences are, in this sense, a viable ludic alternative in the development of the students' cognitive potential, and can be great allies in the pedagogical process, providing a dynamic and enriching learning experience. This active methodology aims to establish a set of activities organized in a systematic way, with steps linked to each other, facilitating the teaching/learning process. Thus, this work aimed to develop a didactic sequence with 10th and 11th grade students of high school from the Dr. Pedro Paulo Neto State School, located in Divino - MG. This didactic sequence allowed the participation of students in different activities such as dialogued lectures, searching for specific terms in personalized word searches with subsequent association of these terms to the subjects studied, research and presentation of school works, and, finally, the elaboration and application of a didactic game that approaches immunology and virology in a contextualized way. The validation of the adopted methodology was performed through observations recorded in a logbook and a questionnaire, applied in two moments (the first one was applied after purely expository classes and the second one was applied after the use of active methodologies). As a result, it was observed that the didactic sequence provided cooperative learning with satisfactory student engagement in the proposed activities, showing commitment and excitement in the different stages. Regarding the questionnaire, there was a significant increase in the percentage of correct answers in the reapplication, which indicates that the strategies adopted during the work acted effectively as facilitators of the construction and consolidation of knowledge of the content covered.pt_BR
dc.description.resumoO atual cenário do ensino público brasileiro está centrado em modelos de aulas tradicionais que consistem, basicamente, na transmissão de conhecimento ao estudante, que passivamente deve assimilar e memorizar o conteúdo. Entretanto, é necessário considerar a diversidade sociocultural dos discentes, sendo imprescindível lançar mão de diferentes ferramentas didáticas, a fim de promover um ensino participativo e dialógico. As sequências didáticas constituem-se, nesse sentido, como uma alternativa lúdica viável no desenvolvimento do potencial cognitivo dos alunos, podendo ser grandes aliadas no processo pedagógico, proporcionando um aprendizado dinâmico e enriquecedor. Essa metodologia ativa visa estabelecer um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática, com etapas ligadas entre si, facilitando o processo de ensino/aprendizagem. Assim, este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática com alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto, situada em Divino – MG. A referida sequência didática oportunizou a participação dos estudantes em diferentes atividades tais como aulas expositivas dialogadas, procura de termos específicos em caçapalavras personalizados com posterior associação desses termos aos assuntos trabalhados, pesquisa e apresentação de trabalhos, e, por fim, a elaboração e aplicação de um jogo didático que aborda imunologia e virologia de forma contextualizada, sendo tal jogo a ferramenta de destaque do trabalho. A validação da metodologia adotada foi realizada através de observações registradas em um diário de bordo e de um questionário, aplicado em dois momentos (o primeiro aplicado após aulas puramente expositivas e o segundo aplicado após a utilização de metodologias ativas). Como resultado, observou-se que a sequência didática propiciou uma aprendizagem cooperativa com satisfatório engajamento dos estudantes nas atividades propostas, demonstrando comprometimento e empolgação nas diferentes etapas. Com relação ao questionário, constatou-se um aumento significativo de percentual de respostas corretas na reaplicação, o que indica que as estratégias adotadas durante o trabalho atuaram efetivamente como facilitadoras da construção e consolidação do conhecimento dos conteúdos abordados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectVirologiapt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectProtagonismpt_BR
dc.subjectImmunologypt_BR
dc.subjectVirologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleSequência didática como ferramenta facilitadora na construção e consolidação do conhecimento em imunologia e virologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons