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Type: Tese
Title: Experiências de guerra: o relato do jornalista e os meios de reprodução técnica
Author: Miranda, Fernando Albuquerque
First Advisor: Furtado, Fernando Fábio Fiorese
Referee Member: Ribeiro, Gilvan Procópio
Referee Member: Neves, Teresa Cristina da Costa
Referee Member: Rezende, Guilherme Jorge de
Referee Member: Redmond, William Valentine
Resumo: A pesquisa tem por objetivo realizar uma análise dos relatos de guerra dos jornalistas Euclides da Cunha, Joel Silveira, José Hamilton Ribeiro e Sérgio Dávila. Parte-se dos livros que reúnem as experiências destes autores como correspondentes dos conflitos de Canudos, da Segunda Guerra Mundial, da Guerra do Vietnã e da Guerra do Iraque, respectivamente, para discutir as transformações ocasionadas nos relatos em uma perspectiva histórica. O suporte teórico básico concentra-se nas ideias de Walter Benjamin sobre as perdas da experiência e da aura da obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica com o crescente processo de industrialização das sociedades. Autores como o filósofo Paul Virilio, e suas abordagens acerca das apropriações dos meios de comunicação como verdadeiras máquinas de guerra, e Guy Debord, e suas interpretações sobre a precedência da imagem na denominada “sociedade do espetáculo” nas interações sociais, são interpretados nos estudos da produção textual dos citados jornalistas-autores. Como suporte à análise e interpretação do texto, recorre-se aos operadores de leitura da narrativa coligidos por Arnaldo Franco Junior. O jornalista, que tem nos meios de comunicação importantes instrumentos para o desempenho de sua função, não ficou imune às mudanças decretadas pela evolução tecnológica dos meios de reprodução técnica, tendo levado a influência do momento sociocultural em que atuou para sua escrita e consequente representação das guerras mencionadas.
Abstract: This research entends to accomplish an analisys of war narratives of journalists Euclides da Cunha, Joel Silveira, José Hamilton Ribeiro and Sérgio Dávila. At first, it has brought by the books that gather and condensate these authors' experiences altogether as war reporteres on the conflicts Canudos, World War II, Vietnam War, Iraque, respectively, to discuss the transformations in the narratives from a historical perspective. The basic theoric support concentrates on Walter Benjamin's ideas on the loss of experience and art piece's loss of the aura on the age of its technical reproduction with the crescent industrialization process of societies. Authors such as Paul Virilio and his approaches on communication media as true war machines, and Guy Debord and his interpretations on the precedence of the image in the so called “spectacle society” in social interactions, are studied along with the fore told journalist-authors textual production. Functioning as support to the analisys and the interpretation the reading operators gathered by Arnaldo Franco Junior were carefuly utilized. The Journalist, who has it in the communication media important instruments to his function compliance, did not get immune to the changes decreted by tecnological evolution of tecnical reproduction, influencing his writing with the sociocultural moment along with he acted and its consecutive war representation mentioned above.
Keywords: Narração
Experiência
Reprodutibilidade técnica
Correspondência de guerra
Narratives
Experience
Tecnical reproductibility
War correspondance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1434
Issue Date: 17-Sep-2015
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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