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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Processo de construção das atribuições dos envolvidos no ensino do cuidado em saúde em um curso de Farmácia
Author: Sentinele, Luisa Assis
First Advisor: Mendonça, Simone de Araújo Medina
Referee Member: Fappa, Aline Aparecida
Referee Member: Silvestre, Carina Carvalho
Referee Member: Bonomo, Larissa de Freitas
Resumo: O farmacêutico precisa assumir o compromisso pelo processo de cuidado do paciente. Por isso, avanços direcionados ao cuidado em saúde são necessários na formação desse profissional. O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção das atribuições dos diferentes envolvidos no ensino do cuidado em saúde em uma graduação em Farmácia de uma instituição federal de ensino superior no interior de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa com realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas com a equipe da universidade envolvida com a experiência sob investigação, além de análises documentais. Na percepção dos participantes do estudo, o docente tem a competência de estimular reformas curriculares voltadas para a formação clínica, o técnico tem a função de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem do estudante no âmbito da prática e o discente tem o papel de transformar o serviço de saúde, seja durante o período de estágio ou ao inserir-se no mercado de trabalho. A partir das experiências já vividas pela equipe, a perspectiva da instituição é promover reformas curriculares com inserção da prática de preceptoria, a fim de promover a integração ensino-serviço-comunidade, bem como desenvolver cenários de prática que sejam referência para o ensino do cuidado em saúde.
Abstract: The pharmacist needs to commit to the patient care process. Therefore, advances directed to health care are necessary in the formation of this professional. The aim of this study is to describe the process of building roles of the different involved subjects in the health care teaching in a Pharmacy graduation from a federal institution of higher education in Minas Gerais. For that, the qualitative research was carried out with participant observation and semi- structured interviews with the university team involved in the research experience, as well as documentary analyzes. In the study participants perception, the professor has the competence9 to stimulate curricular reforms aimed at clinical training, the technician has the function of collaborating with the teaching-learning process of the student in the scope of the practice and the student has the role of transforming the health service, either during the academic period or when entering the labor market. Based on the team experiences, the institution's perspective is to promote curricular reforms with the insertion of preceptory practice, in order to promote teaching-service-community integration, as well as to develop scenarios of practice that are a reference for teaching care in health.
Keywords: Graduação em farmácia
Cuidado em saúde
Ensino clínico
Pesquisa qualitativa
Graduación en farmacia
Cuidados de la salud
Enseñanza clínica
Investigación cualitativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14304
Issue Date: 22-Feb-2019
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