Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14248
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
katiamagnadovaleabreu.pdfPDF/A2.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Abandono escolar no Centro Cearense de Idiomas Unidade Conjunto Ceará: explorando as principais causas
Autor(es): Abreu, Kátia Magna do Vale
Primeiro Orientador: Soares, Tufi Machado
Membro da banca: Nicolella, Alexandre Chibebe
Membro da banca: Bastos, Debora Cristina Alexandre
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação (CAEd) da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso teve como objetivo geral enfrentar as principais causas do abandono escolar no Centro Cearense de Idiomas (CCI) Unidade Conjunto Ceará (CC), a partir da percepção de diversos atores. Como objetivos específicos, procuramos (i) analisar as principais causas do abandono escolar no âmbito do CCI CC; (ii) investigar e sistematizar as ações que vêm sendo efetivadas para diminuir o abandono escolar naquele centro; e (iii) propor, mediante os resultados obtidos durante a investigação, um plano de ação visando mitigar o abandono escolar de forma progressiva, buscando meios que favoreçam a permanência do aluno no CCI CC. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Para tanto, foram feitas entrevistas com base em um roteiro semiestruturado com professores da instituição e aplicados questionários aos diretores das escolas parceiras, alunos e ex-alunos do CCI CC. Os instrumentais foram aplicados de forma on-line devido à pandemia do Covid-19, que nos impôs o isolamento social. O Plano de Ação Educacional foi elaborado a partir da análise documental, dos dados obtidos e da percepção de diversos autores do campo educacional, que discutem a questão do abandono e da permanência escolar: Finn (1989), Paes de Barros et al. (2017), Rumberger e Lim (2008), Rumberger e Rotermund (2012), Santos e Albuquerque (2019), Silva Filho e Araújo (2017) e Soares et al. (2015), dentre outros. Com este trabalho, pretendemos, principalmente, abrir uma discussão com um viés pragmático acerca da crescente demanda por formas mais eficientes de se enfrentar o abandono escolar.
Abstract: This thesis was developed within the scope of the Professional Graduate Program in Education Management and Assessment (PPGP), Center for Public Policies and Education Assessment (CAEd) of Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The broad objective of this study was to confront the main causes of educational dropout at Centro Cearense de Idiomas Unidade Conjunto Ceará - CCI CC based on the several actors’ perception. Specifically, we seek (i) to analyze the main causes of educational dropout within the scope of the CCI CC; (ii) to investigate and systematize the actions that have been carried out to reduce such dropout rate in that language center; and (iii) to propose, through the results obtained during the investigation, an action plan aiming to progressively mitigate educational dropout by seeking ways to retain students in the language center. To achieve these goals, qualitative research was used as a methodology. For this purpose, interviews were conducted based on a semi-structured set of questions asked to the language teachers and questionnaires were applied to the directors of partner schools, CCI CC students and former students. The interviews and questionnaires were applied online due to the pandemic of Covid-19, which imposed social distancing. The Educational Action Plan was prepared based on document analysis, school data and several authors who discuss the educational dropout from their own perceptions: Finn (1989), Paes de Barros et al. (2017), Rumberger and Lim (2008), Rumberger and Rotermund (2012), Santos and Albuquerque (2019), Silva Filho and Lima Araújo (2017) and Soares et al. (2015), among others. Actually this work intended to open a pragmatic analysis on the growing demand for more efficient ways to face educational dropout
Palavras-chave: Abandono escolar
Centro Cearense de Idiomas
Gestão escolar
Educational dropout
Centro Cearense de Idiomas
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14248
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons