Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14248
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
katiamagnadovaleabreu.pdfPDF/A2.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310951746056442pt_BR
dc.contributor.referee1Nicolella, Alexandre Chibebe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1375868138002604pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Debora Cristina Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541926142657542pt_BR
dc.creatorAbreu, Kátia Magna do Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130676843741274pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T13:09:38Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-12T13:09:38Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14248-
dc.description.abstractThis thesis was developed within the scope of the Professional Graduate Program in Education Management and Assessment (PPGP), Center for Public Policies and Education Assessment (CAEd) of Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The broad objective of this study was to confront the main causes of educational dropout at Centro Cearense de Idiomas Unidade Conjunto Ceará - CCI CC based on the several actors’ perception. Specifically, we seek (i) to analyze the main causes of educational dropout within the scope of the CCI CC; (ii) to investigate and systematize the actions that have been carried out to reduce such dropout rate in that language center; and (iii) to propose, through the results obtained during the investigation, an action plan aiming to progressively mitigate educational dropout by seeking ways to retain students in the language center. To achieve these goals, qualitative research was used as a methodology. For this purpose, interviews were conducted based on a semi-structured set of questions asked to the language teachers and questionnaires were applied to the directors of partner schools, CCI CC students and former students. The interviews and questionnaires were applied online due to the pandemic of Covid-19, which imposed social distancing. The Educational Action Plan was prepared based on document analysis, school data and several authors who discuss the educational dropout from their own perceptions: Finn (1989), Paes de Barros et al. (2017), Rumberger and Lim (2008), Rumberger and Rotermund (2012), Santos and Albuquerque (2019), Silva Filho and Lima Araújo (2017) and Soares et al. (2015), among others. Actually this work intended to open a pragmatic analysis on the growing demand for more efficient ways to face educational dropoutpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação (CAEd) da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso teve como objetivo geral enfrentar as principais causas do abandono escolar no Centro Cearense de Idiomas (CCI) Unidade Conjunto Ceará (CC), a partir da percepção de diversos atores. Como objetivos específicos, procuramos (i) analisar as principais causas do abandono escolar no âmbito do CCI CC; (ii) investigar e sistematizar as ações que vêm sendo efetivadas para diminuir o abandono escolar naquele centro; e (iii) propor, mediante os resultados obtidos durante a investigação, um plano de ação visando mitigar o abandono escolar de forma progressiva, buscando meios que favoreçam a permanência do aluno no CCI CC. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Para tanto, foram feitas entrevistas com base em um roteiro semiestruturado com professores da instituição e aplicados questionários aos diretores das escolas parceiras, alunos e ex-alunos do CCI CC. Os instrumentais foram aplicados de forma on-line devido à pandemia do Covid-19, que nos impôs o isolamento social. O Plano de Ação Educacional foi elaborado a partir da análise documental, dos dados obtidos e da percepção de diversos autores do campo educacional, que discutem a questão do abandono e da permanência escolar: Finn (1989), Paes de Barros et al. (2017), Rumberger e Lim (2008), Rumberger e Rotermund (2012), Santos e Albuquerque (2019), Silva Filho e Araújo (2017) e Soares et al. (2015), dentre outros. Com este trabalho, pretendemos, principalmente, abrir uma discussão com um viés pragmático acerca da crescente demanda por formas mais eficientes de se enfrentar o abandono escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectCentro Cearense de Idiomaspt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducational dropoutpt_BR
dc.subjectCentro Cearense de Idiomaspt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAbandono escolar no Centro Cearense de Idiomas Unidade Conjunto Ceará: explorando as principais causaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons