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Type: Dissertação
Title: “O Uno que é Múltiplo”: a circularidade entre a filosofia de Sri Aurobindo e os Upaniṣads
Author: Ribeiro, Daniel Faria
First Advisor: Loundo, Dilip
Referee Member: Gohn, Carlos
Referee Member: Turci, Rubens
Resumo: O objetivo principal da dissertação é analisar aspectos teoréticos do projeto filosóficosoteriológico de Sri Aurobindo (1872-1950), com base em sua abordagem interpretativa à textualidade fundante dos Upaniṣads. Evidencia-se a própria inserção argumentativa de Aurobindo na tradição do Vedānta, pensada enquanto continuidade de sentido e pedagógica daqueles textos. Abordaremos sua revisitação dialógica a esse amplo horizonte argumentativo por meio de seu encadeamento reflexivo com outros contextos “linguísticos” e de compreensão, pertinente à sua própria contemporaneidade, e sintetizado pelos conceitos correlativos do Uno e do Múltiplo. O presente trabalho pretende assinalar, no entanto, que a maneira como o pensador indiano aplica essa mesma conceituação polar, e sua confluência de significados, demonstra-se essencialmente delimitada pelo nexo de questões e formulações atinentes à tradição filosófica indiana, e evocadas heuristicamente, no presente contexto, pela categoria vedantina bhedābheda (“diferença e não-diferença”). Assim, o projeto e práxis filosóficas de Sri Aurobindo teriam, como preocupação fundamental, a mesma questão que, segundo ele, tem se consubstanciado no horizonte compreensivo de toda a tradição do Vedānta: como viver plenamente o movimento da existência à luz da concepção de pura Existencialidade dos Upaniṣads?
Abstract: The main purpose of this master thesis is to analyze some theoretical traces of the philosophical-soteriological project of Sri Aurobindo (1872-1950), based on his interpretative approach to the seminal textuality of the Upaniṣads. This will require we address Aurobindo’s own argumentative insertion into the tradition of Vedānta, as part of a continual trend of application for those texts. His dialogical revisiting to this broad argumentative horizon is distinguished by his thoughtful assimilation of other linguistic contexts of reasoning, and synthesized by the correlative concepts of the One and the Many. However, we will seek to point out that the way Aurobindo approaches this dual conceptualization and its confluence of meanings is mainly encapsulated by the nexus of questions and formulations concerned to the Indian tradition. For such a purpose, this philosophical core is heuristically suggested by the Vedantic category of bhedābheda (“difference and non-difference”). Thus the thesis assumes that Sri Aurobindo’s project or praxis would sustain as a fundamental concern the same question which, according to himself, has embodied the context of understanding regarding the entire tradition of Vedānta: how to live fully the moviment of existence in the light of the concept of pure Being of the Upaniṣads?
Keywords: Upaniṣads
Vedānta,
Sri Aurobindo
Uno/Múltiplo
Textualidade
Upaniṣads
Vedānta
Sri Aurobindo
One/Many
Textuality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00134
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14244
Issue Date: 27-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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