Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14244
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielfariaribeiro.pdfPDF/A2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Loundo, Dilip-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708626833608018pt_BR
dc.contributor.referee1Gohn, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487957345137973pt_BR
dc.contributor.referee2Turci, Rubens-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062710679748110pt_BR
dc.creatorRibeiro, Daniel Faria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9301452397683721pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T15:08:26Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-08T15:08:26Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00134-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14244-
dc.description.abstractThe main purpose of this master thesis is to analyze some theoretical traces of the philosophical-soteriological project of Sri Aurobindo (1872-1950), based on his interpretative approach to the seminal textuality of the Upaniṣads. This will require we address Aurobindo’s own argumentative insertion into the tradition of Vedānta, as part of a continual trend of application for those texts. His dialogical revisiting to this broad argumentative horizon is distinguished by his thoughtful assimilation of other linguistic contexts of reasoning, and synthesized by the correlative concepts of the One and the Many. However, we will seek to point out that the way Aurobindo approaches this dual conceptualization and its confluence of meanings is mainly encapsulated by the nexus of questions and formulations concerned to the Indian tradition. For such a purpose, this philosophical core is heuristically suggested by the Vedantic category of bhedābheda (“difference and non-difference”). Thus the thesis assumes that Sri Aurobindo’s project or praxis would sustain as a fundamental concern the same question which, according to himself, has embodied the context of understanding regarding the entire tradition of Vedānta: how to live fully the moviment of existence in the light of the concept of pure Being of the Upaniṣads?pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal da dissertação é analisar aspectos teoréticos do projeto filosóficosoteriológico de Sri Aurobindo (1872-1950), com base em sua abordagem interpretativa à textualidade fundante dos Upaniṣads. Evidencia-se a própria inserção argumentativa de Aurobindo na tradição do Vedānta, pensada enquanto continuidade de sentido e pedagógica daqueles textos. Abordaremos sua revisitação dialógica a esse amplo horizonte argumentativo por meio de seu encadeamento reflexivo com outros contextos “linguísticos” e de compreensão, pertinente à sua própria contemporaneidade, e sintetizado pelos conceitos correlativos do Uno e do Múltiplo. O presente trabalho pretende assinalar, no entanto, que a maneira como o pensador indiano aplica essa mesma conceituação polar, e sua confluência de significados, demonstra-se essencialmente delimitada pelo nexo de questões e formulações atinentes à tradição filosófica indiana, e evocadas heuristicamente, no presente contexto, pela categoria vedantina bhedābheda (“diferença e não-diferença”). Assim, o projeto e práxis filosóficas de Sri Aurobindo teriam, como preocupação fundamental, a mesma questão que, segundo ele, tem se consubstanciado no horizonte compreensivo de toda a tradição do Vedānta: como viver plenamente o movimento da existência à luz da concepção de pura Existencialidade dos Upaniṣads?pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUpaniṣadspt_BR
dc.subjectVedānta,pt_BR
dc.subjectSri Aurobindopt_BR
dc.subjectUno/Múltiplopt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectUpaniṣadspt_BR
dc.subjectVedāntapt_BR
dc.subjectSri Aurobindopt_BR
dc.subjectOne/Manypt_BR
dc.subjectTextualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.title“O Uno que é Múltiplo”: a circularidade entre a filosofia de Sri Aurobindo e os Upaniṣadspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons