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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman
Autor(es): Menezes, Danielle de Souza
Primeiro Orientador: Puccini, Sérgio
Membro da banca: Brum, Alessandra
Membro da banca: Oliveira Júnior, Luiz Carlos
Resumo: Este trabalho investiga a articulação do tempo-espaço a partir da desdramatização e de elementos estilísticos no filme Toute une Nuit, realizado em 1982 pela cineasta belga Chantal Akerman. Primeiramente é feito um breve levantamento das discussões sobre o filme da diretora, passando pelo feminismo e a autoinscrição. Em seguida, aborda alguns de seus trabalhos hiper-realistas e minimalistas dos anos 1970 e 1980, buscando estabelecer relações entre as obras. Após, se concentra no longa-metragem Toute une nuit, passando pelas notas de intenção escritas por Akerman, adentrando em uma análise de sua temática, som e estrutura. A presente pesquisa se debruça em questões acerca do cotidiano e a captação temporal, tendo como ponto de partida as pinturas desdramatizadas de Hopper e o esvaziamento da ação dramática proposta pela dramaturgia moderna, refletindo-se na fragmentação ou extensão do tempo. É examinado, também, como esses acontecimentos mínimos são inseridos e desestabilizados no longa-metragem pelo excesso ou escassez das falas e os gestos das personagens.
Abstract: This work investigates the articulation of time and space through de-dramatization and stylistic elements in the film Toute une Nuit, made in 1982 by the belgian director Chantal Akerman. First, a brief survey of the discussions about the director's film is made, passing through feminism and self-enrollment. It then approaches some of her hyper-realistic and minimalist works from the 1970s and the 1980s, seeking to establish relationships between the films. Afterwards, it focus on the feature film Toute une nuit, going through the notes of intent written by Akerman, entering an analysis of its theme, sound and structure. The present research focuses on questions about everyday life and time capturing, having as a starting point Hopper's dedramatized paintings and the emptying of the dramatic action proposed by modern dramaturgy, reflected in the fragmentation or extension of time. It is also examined how these minimal events are inserted and destabilized in the feature film by the excess or scarcity of the characters' lines and gestures.
Palavras-chave: Cotidiano
Drama esvaziado
Toute une nuit
Edward Hopper
Chantal Akerman
Everyday life
Emptied drama
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



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