https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielledesouzamenezes.pdf | PDF/A | 504.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | "No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
Autor(es): | Menezes, Danielle de Souza |
Orientador: | Puccini, Sérgio |
Miembros Examinadores: | Brum, Alessandra |
Miembros Examinadores: | Oliveira Júnior, Luiz Carlos |
Resumo: | Este trabalho investiga a articulação do tempo-espaço a partir da desdramatização e de elementos estilísticos no filme Toute une Nuit, realizado em 1982 pela cineasta belga Chantal Akerman. Primeiramente é feito um breve levantamento das discussões sobre o filme da diretora, passando pelo feminismo e a autoinscrição. Em seguida, aborda alguns de seus trabalhos hiper-realistas e minimalistas dos anos 1970 e 1980, buscando estabelecer relações entre as obras. Após, se concentra no longa-metragem Toute une nuit, passando pelas notas de intenção escritas por Akerman, adentrando em uma análise de sua temática, som e estrutura. A presente pesquisa se debruça em questões acerca do cotidiano e a captação temporal, tendo como ponto de partida as pinturas desdramatizadas de Hopper e o esvaziamento da ação dramática proposta pela dramaturgia moderna, refletindo-se na fragmentação ou extensão do tempo. É examinado, também, como esses acontecimentos mínimos são inseridos e desestabilizados no longa-metragem pelo excesso ou escassez das falas e os gestos das personagens. |
Resumen : | This work investigates the articulation of time and space through de-dramatization and stylistic elements in the film Toute une Nuit, made in 1982 by the belgian director Chantal Akerman. First, a brief survey of the discussions about the director's film is made, passing through feminism and self-enrollment. It then approaches some of her hyper-realistic and minimalist works from the 1970s and the 1980s, seeking to establish relationships between the films. Afterwards, it focus on the feature film Toute une nuit, going through the notes of intent written by Akerman, entering an analysis of its theme, sound and structure. The present research focuses on questions about everyday life and time capturing, having as a starting point Hopper's dedramatized paintings and the emptying of the dramatic action proposed by modern dramaturgy, reflected in the fragmentation or extension of time. It is also examined how these minimal events are inserted and destabilized in the feature film by the excess or scarcity of the characters' lines and gestures. |
Palabras clave : | Cotidiano Drama esvaziado Toute une nuit Edward Hopper Chantal Akerman Everyday life Emptied drama |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119 |
Fecha de publicación : | 24-feb-2022 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons