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Type: Dissertação
Title: Educação financeira escolar e educação matemática: a desigualdade social no Brasil
Author: Ferreira, Hugo Lagrimante
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Santiago, Ana Elisa esteves
Referee Member: Bastos, Ronaldo Rocha
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo elaborar um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para estimular os estudantes a produzirem significados sobre a desigualdade social associada a questões financeiras no Brasil. O estudo desenvolvido se insere na vertente de pesquisa em Educação Matemática denominada Educação Financeira Escolar cuja finalidade é a inserção do assunto na sala de aula de Matemática. As discussões sobre a desigualdade foram pautadas sobre as disposições sociológicas e as disposições socioeconômicas. A pesquisa é fundamenta teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O processo de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados a partir da discussão de tarefas com estudantes do Ensino Médio, de modo a permitir orientar possíveis revisões de acordo com os objetivos fixados. A análise das ações enunciativas dos participantes evidenciou que os elementos propostos nas tarefas, tais como as noções de capital (econômico, cultural e social), habitus e tempo livre, foram amplamente debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes estimulando também a inserção de outros elementos trazidos à discussão. Como resultado da pesquisa foi elaborado um produto educacional para uso dos professores em salas de aula.
Abstract: The primary objective of this research is to develop tasks, referenced and based theoretically, that would encourage students to reflect and provide insights related to social inequality associated with financial issues in Brazil. The study developed is part of a research strand in Mathematics Education called School Financial Education, in which has a main purpose to teach basic finance and economics knowledge during the Mathematics classroom. The discussions about inequality were based on sociological dispositions and socioeconomic. The research is theoretically based on the Semantic Model Theory and on the concept of School Financial Education, proposed by Silva and Powell (2013). A qualitative approach derivative from field research with high school students, collected the data using the aforementioned tasks that ultimately guided possible revisions in accordance with the previously established objectives. The analysis of the participants enunciative actions showed that the elements proposed in the tasks, such as the notions of capital (economic, cultural and social), habitus and free time, were widely debated, articulated and used in the students' responses, also stimulating the insertion of other elements brought to the discussion. As a result of this research, an educational product was developed for use by teachers in classrooms.
Keywords: Educação matemática
Educação financeira escolar
Desigualdade social
Estratificação
Produção de significados
Mathematics education
School financial education
Social inequality
Stratification
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00003
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14069
Issue Date: 20-Jan-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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