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dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Ana Elisa esteves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260pt_BR
dc.creatorFerreira, Hugo Lagrimante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668847583102736pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T13:58:14Z-
dc.date.available2022-05-03-
dc.date.available2022-05-10T13:58:14Z-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00003-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14069-
dc.description.abstractThe primary objective of this research is to develop tasks, referenced and based theoretically, that would encourage students to reflect and provide insights related to social inequality associated with financial issues in Brazil. The study developed is part of a research strand in Mathematics Education called School Financial Education, in which has a main purpose to teach basic finance and economics knowledge during the Mathematics classroom. The discussions about inequality were based on sociological dispositions and socioeconomic. The research is theoretically based on the Semantic Model Theory and on the concept of School Financial Education, proposed by Silva and Powell (2013). A qualitative approach derivative from field research with high school students, collected the data using the aforementioned tasks that ultimately guided possible revisions in accordance with the previously established objectives. The analysis of the participants enunciative actions showed that the elements proposed in the tasks, such as the notions of capital (economic, cultural and social), habitus and free time, were widely debated, articulated and used in the students' responses, also stimulating the insertion of other elements brought to the discussion. As a result of this research, an educational product was developed for use by teachers in classrooms.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo elaborar um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para estimular os estudantes a produzirem significados sobre a desigualdade social associada a questões financeiras no Brasil. O estudo desenvolvido se insere na vertente de pesquisa em Educação Matemática denominada Educação Financeira Escolar cuja finalidade é a inserção do assunto na sala de aula de Matemática. As discussões sobre a desigualdade foram pautadas sobre as disposições sociológicas e as disposições socioeconômicas. A pesquisa é fundamenta teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O processo de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados a partir da discussão de tarefas com estudantes do Ensino Médio, de modo a permitir orientar possíveis revisões de acordo com os objetivos fixados. A análise das ações enunciativas dos participantes evidenciou que os elementos propostos nas tarefas, tais como as noções de capital (econômico, cultural e social), habitus e tempo livre, foram amplamente debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes estimulando também a inserção de outros elementos trazidos à discussão. Como resultado da pesquisa foi elaborado um produto educacional para uso dos professores em salas de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEstratificaçãopt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectStratificationpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar e educação matemática: a desigualdade social no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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