Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14051
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bertrandluizcorrealima.pdfPDF/A2.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
bertrandluizcorrealima-produtoeducacional.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A iniciação à docência de professores de matemática em um programa de residência docente
Author: Lima, Bertrand Luiz Corrêa
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Rabelo, Amanda Oliveira
Referee Member: Escher, Marco Antônio
Resumo: Estudos recentes apontam que, mesmo sendo um objeto de grande relevância para a reflexão acerca da formação docente, as investigações e a existência de programas de inserção/iniciação/indução profissional a professores iniciantes no Brasil ainda são incipientes. Diante disso, surge a necessidade de pesquisar como ocorre o processo de formação de professores por meio de programas e políticas públicas educacionais, com o propósito de refletir sobre a prática docente e a iniciação à docência desse profissional no ambiente escolar. Lançar um olhar de pesquisador sobre a formação contínua de professores em Matemática por intermédio de um programa de acompanhamento docente em início de carreira é o propósito deste estudo. Realizou-se um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que visa analisar práticas formativas promovidas pelo Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceira com o Colégio de Aplicação João XXIII, para a indução profissional do professor de Matemática. Este recente programa intenciona aprimorar a formação de professores da Educação Básica, por meio do desenvolvimento de competências docentes in loco. Também oferece aos professores recém-formados uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho mediante um projeto que contempla pesquisa, extensão, ensino e gestão para o aprimoramento do exercício à docência. Utilizou-se, para a produção dos dados, os seguintes instrumentos metodológicos: questionário de caracterização do grupo participante da pesquisa e entrevistas semiestruturadas, com perguntas referentes ao cotidiano, às percepções, às compreensões, dentre outros aspectos do significado docente presentes na trajetória pessoal, social e profissional. A investigação apresenta e discute um estudo comparado realizado sobre as ações de indução profissional do docente em início de carreira em alguns países do mundo, identificando suas potencialidades e limites. A partir da revisão bibliográfica sobre a indução profissional docente, elaborou-se questionamentos sobre alguns programas de acompanhamento do professor em início de carreira. No estudo de caso do Programa de Residência Docente (PRD) de Juiz de Fora, analisou-se alguns documentos da instituição concedente e as conclusões sobre as entrevistas e questionários aplicados aos profissionais que fizeram parte deste programa (residentes, professores orientadores, coordenadores e Pró-Reitoria). Esta investigação releva que o PRD é uma das alternativas de suprir a necessidade de expansão de políticas públicas obrigatórias voltadas a programas de indução profissional que promovam uma formação desses professores iniciantes. Além disso, constatamos, ao longo desta pesquisa, com os referencias teóricos, a revisão de literatura e os diálogos entre os participantes da pesquisa, que os programas de indução bem concebidos e implementados, com mentores qualificados, são bem-sucedidos em melhorar a satisfação no trabalho, a eficácia e a retenção de novos professores.
Abstract: Recent studies indicate that even though it is an object of great relevance for reflection on teacher education, researches and the existence of professional insertion/initiation/induction programs for beginning teachers in Brazil are still incipient. In view of this, the need arises to research how the process of teacher education occurs through educational programs and public policies, with the purpose of reflecting on the teaching practice and the initiation to teaching of this professional in the school environment. The purpose of this study is to cast a researcher’s eye on the continuing education of teachers in Mathematics through a teacher monitoring program at the beginning of their careers. A case study was carried out, with a qualitative approach, aimed at analyzing practices promoted by the Teaching Residency Program of the Federal University of Juiz de Fora in partnership, with the Colégio de Aplicação João XXIII, for the professional induction of mathematics teachers. This recent program intends to improve the education of Basic Education teachers, through the development of teaching competences in loco. It also offers newly graduated teachers an opportunity to enter the job market through a project that includes research, extension, teaching and management to improve their teaching practice. The following methodological instruments were used for the production of data: questionnaire to characterize the group participating in the research and semi-structured interviews, with questions related to daily life, perceptions, understandings, among other aspects of the teaching meaning present in the personal, social and professional. The investigation presents and discusses a comparative study carried out on the actions of professional induction of teachers at the beginning of their career, in some countries of the world, identifying their potential and limits. Based on the bibliographic review on teacher professional induction, was created with questions about some programs for monitoring teachers at the beginning of their careers. In the case study of the Teaching Residency Program (PRD) of Juiz de Fora, some documents from the granting institution were analyzed and the conclusions about the interviews and questionnaires applied to the professionals who were part of this program (residents, guiding professors, coordinators and Dean's Office). The PRD reveals the need to expand mandatory public policies aimed at professional induction programs that promote the education of these beginning teachers. Furthermore, well-designed and implemented induction programs with qualified mentors are found to be successful in improving job satisfaction, effectiveness and retention of new teachers.
Keywords: Início de carreira docente
Matemática
Residência docente
Educação matemática
Beginning of teaching career
Mathematics
Teaching residence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00088
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14051
Issue Date: 8-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons