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Type: Dissertação
Title: Marguerite Catherine Perey do Institut du Radium à Academia Francesa de Ciências: o Frâncio e a Tabela Periódica no Ensino de Química, sob o viés da contribuição feminina
Author: Castro, Beatriz Gatti de
First Advisor: Reis, Ivoni de Freitas
Referee Member: Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
Referee Member: Derossi, Ingrid Nunes
Resumo: Esta dissertação discute a presença de mulheres na ciência, até hoje nada justa e igualitária, e a falta de estímulos para participação destas na área Científica e Tecnológica. A partir de uma busca na História da Ciência e em estatísticas recentes foi possível perceber que a exclusão e desvalorização de mulheres neste âmbito é resultado de questões históricas nas quais era negado a elas o acesso à educação científica, uma vez que se defendia a ideia de que os homens eram aptos a realizarem atividades intelectuais enquanto elas deveriam realizar apenas atividades domésticas. Para romper com essa concepção, consideráveis mudanças no eixo científico e tecnológico são necessárias e, uma das estratégias utilizadas, é o estudo acerca da carreira pessoal e profissional de cientistas do sexo feminino que contribuíram para o desenvolvimento destas áreas. Neste sentido, justifica-se o estudo sobre a vida de Marguerite Catherine Perey (1909-1975), cientista francesa responsável pelo isolamento e caracterização do elemento químico Frâncio e a primeira mulher a ingressar na Academia Francesa de Ciência (FAS). Com o objetivo geral de reconhecer, valorizar e divulgar a participação de mulheres na Ciência, além de discutir as contribuições da Tabela Periódica no Ensino de Química a partir de sua história e da presença feminina, optamos pela metodologia de estudo de caso para este trabalho. Essa organização nos permitiu investigar um fenômeno dentro do seu contexto de realidade, possibilitando um conhecimento mais amplo e detalhado e, para isso, contamos com um levantamento bibliográfico a respeito da participação feminina na Ciência, da vida e legado de Marguerite Perey, da descoberta do Frâncio, da sua eleição para a FAS e da história da Tabela Periódica. A partir disso, obtivemos acesso a obras de origem primária e secundária, contando com artigos científicos, publicações em jornais e revistas da época, anotações em cadernetas de laboratório e relatórios semanais da FAS, os quais foram analisados de maneira qualitativa. Ao longo desta dissertação, foi possível concluir a importância do trabalho de Marguerite para a Ciência, mais especificamente para a Tabela Periódica, e para a história da Academia Francesa de Ciências. Sua eleição foi imprescindível para que demais mulheres ingressassem e chegassem a cargos superiores na instituição, como a chefia da seção de Química, cargo atualmente ocupado por uma cientista francesa, o que reforça nossa discussão a respeito da (in)visibilidade de mulheres na área da Ciência.
Abstract: This dissertation discusses the women presence in Science, until today not fair and equal, and the lack of stimulus for their participation in the Scientific and Technological area. From a research in History of Science and recent statistics, it was possible to observe that the women exclusion and devaluation in this context comes from historical issues in which they were denied access to scientific education, because the idea that men were able to realize intellectual actives while women should only realize domestic actives was defended. To break away from this idea, considerable changes in scientific and technological area are necessary and, one of the strategies used, is the study of the personal and professional careers of female scientists that contributed to development of these areas. In this sense, the study of the Marguerite Catherine Perey’s (1909-1975) life, French scientist responsible for the isolation and characterization of the chemical element Francium and the first woman to join the French Academy of Science (FAS), is justified. With the main goal of recognizing, valuing and publicizing the women’s participation in Science, in addition to discussing the Periodic Table contributions to the Chemistry Teaching from its history and the female presence, we chose the case study methodology for this work. This methodology allowed us to investigate event within its context of reality, making a broader and more detailed knowledge possible and, for this, we had a bibliographic survey about the women’s participation in Science, the Marguerite Perey’s life, the discovery of Francium, her election to the FAS and the Periodic Table’s history. We obtained access works of primary and secondary origin, like scientific articles, newspapers and magazines publications, notes in laboratory notebooks and weekly FAS reports, which were analyzed in a qualitative way. Throughout this dissertation, it was possible to conclude the importance of Marguerite’s job for Science, more specifically for the Periodic Table, and for the French Academy of Science’s history. Her election was essential for other women to enter and reach higher positions in the institution, as the head of the Chemistry section, a position nowadays occupied by a female French scientist, which reinforces our discussion about the (in)visibility of women in Science.
Keywords: História da ciência
Gênero e ciência
Marguerite Catherine Perey
Frâncio
Academia Francesa de Ciências
Tabela periódica no ensino
History of Science
Gender and Science
Marguerite Catherine Perey
Francium
French Academy of Science
Periodic table in teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00053
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14033
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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