Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizphilipfaverogasparete.pdfPDF/A869.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
Author: Gasparete, Luiz Philip Fávero
First Advisor: Faria, Alexandre
Referee Member: Teixeira, Pedro Bustamante
Referee Member: Navarro, Roberto José Bozzetti
Resumo: O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular.
Abstract: The objective of this work is to demonstrate how some of the poems published in Glaura (1799) make Silva Alvarenga's production an emblematic case of the literary manifestation of decisive cultural and social issues in national history. The main argument is that the inclusion of aspects of the popular songs that were produced at that time in some poems can be understood as an expressive manifestation of the problem of classical and popular languages, the connections between literature and music, the perception of slavery in the 18th century and the situation of mixed race people in this period of colonization. The method used is the analysis of selected poems based on the confrontation with lyrics by Caldas Barbosa, an artist usually cited as an early case of popular music produced on Brazilian territory. In addition, the analyzes is linked to a review of historiographical research on the 18th century and to a comparison of the arguments of the main critics of the discussed book. This work concludes that affections related to social and extraliterary dynamics infiltrate among the bucolic ideal that prevails in the selected poems. This work also concludes that Silva Alvarenga is an unprecedented case within the scope of high literature that includes components that were restricted to the scope of popular culture
Keywords: Silva alvarenga
Música popular
Natureza
Erotismo
Violência
Silva alvarenga
Popular music
Nature
Erotism
Violence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032
Issue Date: 18-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons