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Clase: Dissertação
Título : O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de educação em uma escola da Zona da Mata Mineira
Autor(es): Pereira, Eduardo Antônio Rotatori
Orientador: Oliveira, Denise
Miembros Examinadores: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Miembros Examinadores: Pereira, Maria Leopoldina
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente caso de gestão discute o processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) dos servidores de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira, bem como analisa como os critérios da avaliação são abordados pela Comissão de Avaliação de Desempenho da escola e qual a percepção dos servidores acerca do processo avaliativo. Para a abordagem do problema de pesquisa descrito neste caso de gestão, foi proposta uma análise sobre a percepção dos servidores da escola alvo da pesquisa acerca do processo de ADI. Assumimos como hipótese que a avaliação de desempenho causa certo desconforto aos servidores avaliados por um possível desconhecimento do processo. Sendo assim, percebe-se que existe uma predisposição a ocorrer o que se conhece como disfunções de avaliação de desempenho (PONTES, 2005), o que não leva a uma melhoria efetiva na atuação profissional do docente. Os objetivos definidos para este estudo são (i) identificar as dificuldades da escola em conduzir o processo de avaliação de desempenho e (ii) propor estratégias de melhoria na utilização do recurso de avaliação de desempenho. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumentos foram utilizados um questionário que visava traçar a visão dos servidores acerca do processo de avaliação de desempenho e entrevista com Grupo Focal entre os membros da Comissão de Avaliação de Desempenho para o melhor entendimento do processo aplicado na unidade de ensino em questão. Neste sentido, foi proposta a criação de uma capacitação aos servidores da unidade de ensino sobre as etapas do processo de ADI e a montagem de um cronograma de ação para que todas as etapas do processo sejam cumpridas de maneira eficaz ao desempenho dos profissionais
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The present management case discusses the Individual Performance Appraisal (ADI) process of employees of a state school in the Zona da Mata region of the State of Minas Gerais, as well as analyzes how the assessment criteria are addressed by the School's Performance Evaluation Commission and what is the perception of the servants about the evaluation process. In order to approach the research problem described in this management case, an analysis was proposed on the perception of the servants of the research target school about the ADI process. We assume as a hypothesis that the performance evaluation causes some discomfort to the servants evaluated due to a possible lack of knowledge about the process. Thus, it is clear that there is a predisposition to occur what is known as performance evaluation dysfunctions (PONTES, 2005), which does not lead to an effective improvement in the professional performance of the teacher. The objectives defined for this study are (i) to identify the school's difficulties in conducting the performance evaluation process and (ii) to propose improvement strategies in the use of the performance evaluation resource. For this purpose, qualitative research was used as a methodology, and a questionnaire was used as instruments that aimed to outline the view of the servers about the performance evaluation process and an interview with a Focus Group among the members of the Performance Evaluation Commission for a better understanding of the process applied in the teaching unit in question. In this sense, it was proposed the creation of training for the servers of the teaching unit on the stages of the ADI process and the creation of an action schedule so that all stages of the process are effectively fulfilled in terms of the professionals' performance.
Palabras clave : Avaliação de desempenho
Avaliação docente
Responsabilização
Performance evaluation
Teacher assessment
Accountability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00428
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14022
Fecha de publicación : 14-dic-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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