Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13876
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yanandreygarciaguimaraesbressan.pdfPDF/A1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento aplicada à gestão de projetos: SisPro - o sistema de gerenciamento de projetos do CAEd
Autor(es): Bressan, Yan
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Mazurkievicz, Gilmar Luis
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute as necessidades apresentadas pelos usuários do SisPro, sistema próprio para planejamento, documentação e monitoramento da execução dos projetos do CAEd/UFJF, para que se estabeleçam propostas de ações capazes de alcançar o objetivo de melhorar o índice de programação das atividades necessárias para que esse sistema se torne instrumento de referência no auxílio do gerenciamento de projetos dessa organização. Para sustentar e embasar tais ações, o referencial teórico traz os principais conceitos necessários para a compreensão dos temas que compõem a base pela qual se sustenta o SisPro: gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento e usabilidade de sistemas, sendo esses três pilares os principais parâmetros para construção dos eixos da pesquisa com abordagem qualitativa aplicada para obtenção dos dados que, após analisados, nos direcionam na construção das propostas que atendam ao objetivo deste estudo.
Abstract: This study, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discusses the needs presented by users of SisPro, a system suitable for planning, documenting and monitoring the execution of CAEd/UFJF projects, to establish proposals for actions capable of achieving the goal of improving the schedule of activities necessary for this system to become a reference tool supporting project management on this organization. To support such actions, the Theoretical Reference brings the main concepts necessary for a correct understanding of the themes that make up the basis on which SisPro stands: project management, knowledge management and system usability. These three pillars are the main parameters to build up the research axes which has a qualitative approach applied to obtain specific data that, after being analyzed, guide us in the construction of proposals that meet the main goals of this study
Palavras-chave: CAEd
Gerenciamento de projetos
Gestão do conhecimento
Usabilidade
Project management
Knowledge management
Usability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00405
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13876
Data do documento: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons