https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1386
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucianacordeirodias.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Saindo da zona de conforto”: investigando as ações e as tomadas de decisão de alunos-consumidores do 8º ano do ensino fundamental em situações-problema financeiro-econômicas |
Autor(es): | Dias, Luciana Cordeiro |
Primeiro Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Menezes, Adriane Melo de Castro |
Membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Esta pesquisa é de caráter qualitativo, desenvolvida dentro do âmbito da Educação Financeira Escolar (GRIFE/UFJF). O objetivo do trabalho é analisar as ações e tomadas de decisão dos alunos, do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia da rede municipal de Juiz de Fora. Os referenciais teóricos são Ole Skovsmose, no que tange cenários de investigação e a importância de se desenvolver um ambiente crítico, e Romulo Campos Lins, no que se refere ao Modelo dos Campos Semânticos. Como resultado de nossa investigação, apresentaremos um produto educacional para utilização nas salas de aula de matemática com situações-problemas de cunho investigativo e com a temática financeiro-econômica. |
Abstract: | This research is qualitative and it has been developed within the Financial Education Theme (GRIFE/UFJF). The objective of this work is to analyze the actions and decision-making of the eighth grade students in a outskirts municipal elementary school in Juiz de Fora, Minas Gerais. The theoretical references are Ole Skovsmose, regarding research scenarios and the importance of developing a critical environment, and Romulo Campos Lins, with regard to the model of Semantic Fields. As a result of our investigation, we will present an educational product for use in classrooms of mathematics with situations-problems of investigative and financial-economic-themed. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Educação Financeira Produção de Significados Situações-problema Math Education Financial Education Production of meanings Problem-situations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1386 |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.