Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13812
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TransmasculinidadeseeducaçaointerfacesentreRiodeJaneiroeMinas.pdfPDF3.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Livro
Título : Transmasculinidades e educação : interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais : impasses entre a educação básica e o ensino superior
Autor(es): Franco, Neil
Salvador, Nayara Rios Cunha
Araújo, Samuel Moreira de
Resumo: Homens transexuais lutam pelo reconhecimento de suas identidades de gênero e passam a ocupar os mais variados espaços sociais, dentre eles as instituições escolares. A Educação Básica e o Ensino Superior foram palco desse processo através das narrativas de dez homens trans, sete fluminenses e três mineiros, que contam os embates enfrentados para fazer valer seu direito à cidadania. O uso do nome social e a utilização do banheiro foram os maiores obstáculos encontrados pelos sujeitos. Com menor incidência, mas não menos importante, a aula de Educação Física e as tensões vivenciadas com o corpo docente, discente e demais segmentos da comunidade escolar também foram vetores de exclusão. Essas experiências escolares nos instigam a compreender que “ser diferente faz a diferença” e coloca em cheque o discurso social tão divulgado de igualdade que ainda está distante de avançar as normativas legais e se configurar como uma prática real.
Resumen : -
Palabras clave : Transexualidade
Gênero (Grupos Sociais)
Escolas
Universidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00030
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13812
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: E-books EDUFJF



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons