https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13707
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pedrodefreitasdamascenodarocha.pdf | PDF/A | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Os Guardadores – Sobre rebanhos e tabaco: o delírio da humanidade pela ficcionalização da realidade |
Autor(es): | Rocha, Pedro de Freitas Damasceno da |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues |
Membro da banca: | Carrizo, Silvina Liliana |
Membro da banca: | Martins, Anderson Bastos |
Membro da banca: | Campos, Geraldo Adriano Godoy de |
Resumo: | Este trabalho tem como ponto de partida o romance The Tobacco Keeper (2011), do escritor iraquiano Ali Bader. A obra narra as pesquisas de um escritor fantasma contratado por um jornal internacional para escrever sobre a vida de um renomado violinista, personagem ficcional, assassinado em Bagdá em 2006 no contexto de pós-invasão do Iraque. A obra estudada é uma ponte que me possibilita transitar entre passado e presente, ocidente e oriente, ficção e realidade, ao vincular o personagem principal com os heterônimos de Fernando Pessoa e figuras históricas do mundo da música erudita europeia. Em minhas análises exploro questões suscitadas pela narrativa de The Tobacco Keeper que exigem recorrer a outros campos de conhecimento que extrapolam o universo literário. Especificamente construo minha pesquisa sobre cinco pilares de investigação: contemporâneo, identidades, conflitos, estruturas e teoria musical. Inicio tratando do contemporâneo e a amplitude do presente preenchido por espectros do passado, apresentando um levantamento das interações entre grupos da humanidade com raízes comuns. Considero então a construção das identidades na obra através da relação estabelecida entre os heterônimos de Pessoa e os personagens do livro, lançando mão da filosofia para buscar compreender a constituição e ontologias destes indivíduos. Em seguida, passo ao estudo dos conflitos humanos e das catástrofes que assolaram a sociedade e a vida do personagem principal durante o século XX, buscando entender a formação do Iraque e dos países da região. Sobre as estruturas, considero o gênero literário do romance, Bildungsroman, e relaciono, por meio da história, o contexto de consolidação desta forma canônica ao contexto suscitado pela obra. Por fim uso elementos musicais apresentados na narrativa, como as fugas de Bach e a dodecafonia de Schoenberg, para contribuir com a análise empreendida e ajudar a compreender tanto a trajetória do personagem quanto possíveis significados do livro para o leitor contemporâneo |
Abstract: | This work takes as its starting point the novel The Tobacco Keeper (2011), by the Iraqi writer Ali Bader. The book chronicles the researches of a ghostwriter hired by an international newspaper to write about the life of a renowned violinist (fictional character) murdered in Baghdad in 2006, in the context of the post-invasion of Iraq. The work studied is a bridge that allows me to move between past and present, West and East, fiction and reality, by linking the main character with the heteronyms of Fernando Pessoa and historical figures from the scene of European classical music. In my analysis, I explore issues raised by The Tobacco Keeper’s narrative that require resorting to other fields of knowledge that go beyond the literary universe. Specifically, I build my research on five pillars of investigation: the contemporary, identities, conflicts, structures, and music theory. First, I deal with the contemporary and the breadth of the present filled with specters from the past, presenting a survey of the interactions between groups of humanity with common roots. Then, I consider the construction of identities in the book through the relationship established between the heteronyms of Pessoa and the characters in the novel, making use of philosophy to try to understand the constitution and ontologies of these individuals. Next, I move on to the study of human conflicts and the catastrophes that devastated humanity and the life of the main character during the 20th century, to understand the formation of Iraq and of the countries in the region. After that, I consider the literary genre of the novel, Bildungsroman, and relate, through history, the context of consolidation of this canonical form to the context raised by the studied novel. Finally, I use musical elements presented in the narrative, such as Bach’s fugues and Schoenberg’s dodecaphony, to contribute to the analysis undertaken and help to understand both the character's trajectory and the book’s possible meanings for the contemporary reader. |
Palavras-chave: | Estudos culturais Interdisciplinaridade Ficção e história Literatura do século XXI Literatura Árabe Cultural studies Interdisciplinarity Fiction and history 21st century literature Arabic literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00088 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13707 |
Data do documento: | 19-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons