Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13665
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carloshenriquemouraodasilva.pdfPDF/A2.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A gestão curricular e pedagógica das disciplinas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará
Autor(es): Silva, Carlos Henrique Mourão da
Primeiro Orientador: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Membro da banca: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Gonçalves, Rafael Marques
Resumo: O presente trabalho tem como intuito analisar o processo de gestão curricular e pedagógica das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho na EEEP Francisca Castro de Mesquita. As referidas disciplinas compõem a parte diversificada do currículo das escolas profissionais do Ceará. As duas disciplinas foram implementadas no currículo com o suporte metodológico e didático do Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. As disciplinas têm como enfoque principal as práticas de vivência cotidiana e a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, enfatizando o processo participativo, a criatividade, a autonomia e a criticidade. Neste trabalho, temos como principal objetivo fazer uma investigação da gestão escolar no processo de implementação das duas disciplinas, enfocando as contribuições e as dificuldades encontradas nesse processo. Como objetivos específicos temos a descrição do processo de implementação das disciplinas, a análise desse processo e a elaboração de um plano de ação educacional baseado nos problemas encontrados a partir da pesquisa. Primeiramente, faremos um estudo sobre o processo histórico de implementação da educação profissional no Brasil, no Ceará e na escola estudada, destacando as particularidades das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho. Posteriormente, traremos um estudo de referencial teórico a partir do enfoque das gestões pedagógica e curricular do ensino médio. A partir disso, faremos uma análise das propostas pedagógica e curricular das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho, a partir da proposta metodológica da pesquisa, baseada em entrevistas a alguns atores importantes ao processo de implementação das duas disciplinas. Nessa análise enfatizaremos o estudo sobre algumas temáticas: integração curricular, formação integral, disputa do currículo, planejamento dos professores, processo de avaliação das disciplinas e formação dos professores. Por fim, elaboramos um Plano de Ação Educacional que busca desenvolver ações que melhorem os processos de gestão curricular e gestão pedagógica das disciplinas estudadas a partir dos problemas encontrados.
Abstract: This paper aims to analyze the process of curriculum and pedagogical management of the subjects of Life Project and World of Work at EEEP Francisca Castro de Mesquita. These subjects make up the diversified part of the curriculum of professional schools in Ceará. Both subjects were implemented in the curriculum with the methodological and didactic support of Instituto Aliança in partnership with the State Department of Education. The subjects have as focus the practices of daily living and the preparation of students for the job market, emphasizing the participatory process, creativity, autonomy and criticality. In this work, our main objective is to carry out an investigation of school management in the process of implementing the two disciplines, focusing on the contributions and difficulties encountered in this process. As specific objectives, we have the description of the implementation process of the disciplines, the analysis of this process and the elaboration of an educational action plan based on the problems found from the research. First, we will study the historical process of implementation of professional education in Brazil, Ceará and at the school studied, highlighting the particularities of the Life Project and World of Work disciplines. Later, we will bring a study of theoretical framework from the focus of pedagogical and curricular management in high school. From this, we will make an analysis of the pedagogical and curricular proposals of the Life Project and World of Work disciplines, from the research methodological proposal, based on interviews with some important actors in the implementation process of the two disciplines. In this analysis, we will emphasize the study of some themes: curriculum integration, comprehensive training, curriculum dispute, teacher planning, subject evaluation process and teacher training. Finally, we developed an Educational Action Plan that seeks to develop actions that improve the processes of curriculum management and pedagogical management of the subjects studied based on the problems encountered.
Palavras-chave: Projeto de Vida
Mundo do Trabalho
Educação profissional
Educação integral
Currículo integrado
Life Project
World of Work
Professional education
Integral education
Integrated curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00312
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13665
Data do documento: 13-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons