Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thaisahoskencruz.pdfPDF/A350.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
thaisahoskencruz-cadernoanexo.pdfPDF/A6.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom Quixote
Autor(es): Cruz, Thaísa Hosken
Orientador: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Miembros Examinadores: Mathias, Érika Kelmer
Miembros Examinadores: Pereira, Édimo de Almeida
Resumo: O objetivo deste trabalho é pensar práticas de letramento literário que possam aproximar alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do objeto livro, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico. Para tentar alcançar esse objetivo, foram escolhidas duas adaptações do cânone Dom Quixote. Os conceitos de “Letramento Literário” (Cosson; Graça, 2009), “Cânone” (Paulino, 2004), “Comunidade de Leitores” (Cosson, 2014), “Repertório” (Iser, 1996), “Adaptação” (Hutcheon, 2011), “Categorias da Narrativa” (Abdala Junior, 1995) e “Linguagem Quadrinística” (Ramos, 2019) constituem as bases teóricas fundamentais deste trabalho. A metodologia que norteia o desenvolvimento da ação interventiva apresentada no Caderno Pedagógico é a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011). O Caderno Pedagógico está dividido em três momentos: no primeiro momento, enuncia-se o projeto para os estudantes e contextualiza-se o tempo do escritor e o tempo do leitor; no segundo momento, realiza-se a leitura protocolada da “HQ Dom Quixote”; por fim, no terceiro momento, avalia-se os conhecimentos internalizados por eles, a partir da exibição do cartoon “Don Quixote”.
Resumen : The objective of this work is to think about literary literacy practices that can bring students from the sixth year of Elementary School closer to the book object, through the elaboration of a Pedagogical Notebook. To try to achieve this goal, two adaptations of the Don Quixote canon were chosen. The concepts of “Literary Literacy” (Cosson; Graça, 2009), “Canon” (Paulino, 2004), “Community of Readers” (Cosson, 2014), “Repertoire” (Iser, 1996), “Adaptation” (Hutcheon, 2011), “Categories of Narrative” (Abdala Junior, 1995) and “Quadrinistic Language” (Ramos, 2019) constitute the fundamental theoretical bases of this work. The methodology that guides the development of interventional action presented in the Caderno Pedagógico is action research, proposed by Thiollent (2011). The Pedagogical Notebook is divided into three stages: in the first moment, the project is enunciated for the students and the writer's time and the reader's time are contextualized; in the second moment, the protocoled reading of the “HQ Dom Quixote” is carried out; finally, in the third moment, the knowledge internalized by them is evaluated, based on the exhibition of the cartoon “Don Quixote”
Palabras clave : Letramento literário
Adaptação
Cânone
Texto e imagem
Literary literacy
Adaptation
Canon
Character
Text and Image
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00307
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13658
Fecha de publicación : 18-sep-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons