Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13650
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
brunodealmeidaregina.pdfPDF/A4.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Dinamica dos fluidos computacional para posicionamento de sensor e estimação paramétrica em embarcação
Autor(es): Regina, Bruno de Almeida
Orientador: Honório, Leonardo de Mello
Co-orientador: Soares Júnior, Delfim
Miembros Examinadores: Marcato, André Luís Marques
Miembros Examinadores: Pinto, Milena Faria
Resumo: Os sensores do tipo Perfilador Hidroacústico de Correntes (ADCP) medem velocidade e vazão de ´agua e são essenciais para avaliar a Curva-Vazão (FC) dos rios. A FC ´e utilizada para calibrar modelos hidrológicos responsáveis pelo planejamento do despacho elétrico de usinas de diversos países. Portanto, os erros nessas medidas se propagam para a avaliação final do custo de energia. Esse trabalho propõe a utilização de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) para o projeto de uma Embarcação Autônoma de Superfície (ASV) de pequeno porte otimizada para operar com um sensor ADCP. Com base nas simulações ´e possível estimar parâmetros de seu modelo físico, importante etapa para a implementação de controle automático no veículo, assim como determinar a posição ideal para o sensor, de forma que sofra mínimos distúrbios do escoamento. O método se mostra uma ferramenta valiosa, permitindo gerar informações relevantes para o projeto antes ainda da fabricação de protótipos. Validou-se as análises com o auxílio de testes práticos no modelo final do ASV, chamado AERO4RIVER.
Resumen : Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP) sensors measure water inflows and are essential to evaluate the Flow Curve (FC) of rivers. The FC is used to calibrate hydrological models responsible for planning the electrical dispatch of power plants in several countries. Therefore, errors in those measures propagate to the final energy cost evaluation. This work proposes the use of Computational Fluid Dynamics (CFD) for the design of a small Autonomous Surface Vessel (ASV), optimized to operate with an ADCP sensor. Based on the simulations, it is possible to estimate parameters of its physical model, an important step for the implementation of automatic control in the vehicle, as well as to determine the ideal position of the sensor, so that it suffers minimal flow disturbances. The method proves to be a valuable tool, allowing the generation of relevant information for the project even before prototypes are manufactured. The analyzes were validated with the aid of practical tests in the final ASV model, called AERO4RIVER.
Palabras clave : ASV
Dinâmica dos fluidos computacional
Estimação paramétrica
Posicionamento ótimo de sensor
Computational fluid dynamics
Parameter estimation
Optimal sensor placement
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00303
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13650
Fecha de publicación : 15-sep-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons