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dc.contributor.advisor1Honório, Leonardo de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319412527458142pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares Júnior, Delfim-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6891455814459982pt_BR
dc.contributor.referee1Marcato, André Luís Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1033215067775319pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Milena Faria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537851345288279pt_BR
dc.creatorRegina, Bruno de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0255571036758299pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T11:29:15Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-07T11:29:15Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00303-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13650-
dc.description.abstractAcoustic Doppler Current Profiler (ADCP) sensors measure water inflows and are essential to evaluate the Flow Curve (FC) of rivers. The FC is used to calibrate hydrological models responsible for planning the electrical dispatch of power plants in several countries. Therefore, errors in those measures propagate to the final energy cost evaluation. This work proposes the use of Computational Fluid Dynamics (CFD) for the design of a small Autonomous Surface Vessel (ASV), optimized to operate with an ADCP sensor. Based on the simulations, it is possible to estimate parameters of its physical model, an important step for the implementation of automatic control in the vehicle, as well as to determine the ideal position of the sensor, so that it suffers minimal flow disturbances. The method proves to be a valuable tool, allowing the generation of relevant information for the project even before prototypes are manufactured. The analyzes were validated with the aid of practical tests in the final ASV model, called AERO4RIVER.pt_BR
dc.description.resumoOs sensores do tipo Perfilador Hidroacústico de Correntes (ADCP) medem velocidade e vazão de ´agua e são essenciais para avaliar a Curva-Vazão (FC) dos rios. A FC ´e utilizada para calibrar modelos hidrológicos responsáveis pelo planejamento do despacho elétrico de usinas de diversos países. Portanto, os erros nessas medidas se propagam para a avaliação final do custo de energia. Esse trabalho propõe a utilização de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) para o projeto de uma Embarcação Autônoma de Superfície (ASV) de pequeno porte otimizada para operar com um sensor ADCP. Com base nas simulações ´e possível estimar parâmetros de seu modelo físico, importante etapa para a implementação de controle automático no veículo, assim como determinar a posição ideal para o sensor, de forma que sofra mínimos distúrbios do escoamento. O método se mostra uma ferramenta valiosa, permitindo gerar informações relevantes para o projeto antes ainda da fabricação de protótipos. Validou-se as análises com o auxílio de testes práticos no modelo final do ASV, chamado AERO4RIVER.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectASVpt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.subjectEstimação paramétricapt_BR
dc.subjectPosicionamento ótimo de sensorpt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectParameter estimationpt_BR
dc.subjectOptimal sensor placementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleDinamica dos fluidos computacional para posicionamento de sensor e estimação paramétrica em embarcaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



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